A 4ª edição da Caravana da Páscoa foi aberta neste sábado (12), no Parque Rio Negro, bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento atraiu crianças, jovens e adultos, mesmo com chuva no início da programação.
Atividades lúdicas e chegada do Coelhinho da Páscoa marcaram a tarde
A programação iniciou às 17h, com oficinas, contação de histórias, brincadeiras e o projeto Mania de Ler. Em seguida, o momento mais aguardado ocorreu com a chegada do Coelhinho da Páscoa em um desfile animado por fanfarra, que envolveu o público. A programação foi encerrada por volta das 19h, com a exibição de um filme no Cineminha da Páscoa.
Acesso à cultura e fortalecimento comunitário
O gerente da Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura, Ricardo Lopes, destacou que a proposta da caravana é fortalecer os laços comunitários e garantir acesso gratuito à cultura em diferentes territórios.
“Sentimos a necessidade de aproveitar datas simbólicas como a Páscoa e levar essa programação para espaços abertos, como parques e centros de convivência, onde há grande participação da comunidade. Pensamos tudo com muito carinho, desde escritórios até a chegada do coelhinho. A ideia é ampliar ainda mais essa ação nos próximos anos, quem sabe até alcançar municípios da região metropolitana”, afirmou.
Famílias aprovam a iniciativa cultural
A iniciativa atraiu moradores de diversas zonas da cidade. Waldenir e Jamine Soares participaram pela primeira vez com a filha Jasmim, de 1 ano e 8 meses.
“Eu estou amando. É a primeira vez que participamos e é muito divertido. Gosto das atividades de desenho, e a chegada do coelhinho foi muito bacana. É uma tarde muito gostosa e importante para quem tem criança pequena”, disse Jamine.
A psicóloga Suzy Queiroz também participou do evento, acompanhada do sobrinho George Lucas, de 5 anos. Ela destacou o impacto afetivo da ação.
“Estou achando maravilhoso. É algo que fica na memória das crianças. Assim como eu tenho lembranças de momentos assim da minha infância, sei que ele também vai guardar isso com carinho. É uma iniciativa necessária e que deve se repetir mais vezes”, afirmou.
Próximas edições da Caravana da Páscoa
A Caravana da Páscoa continua com programação nos dias 14 e 16 de abril, respectivamente, nos Centros Estaduais de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona oeste, e Padre Pedro Vignola, na zona norte de Manaus.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱