A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), o cônsul-geral do Panamá no Rio de Janeiro, Ruben Arguelles Sanchez. A visita diplomática teve como objetivo fortalecer as relações bilaterais e discutir a renovação de parcerias internacionais estratégicas.
O cônsul esteve acompanhado de Jorge Grateneaux Hernández, também representante do Consulado panamenho, e do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion.
Cooperação entre zonas francas
Um dos principais temas discutidos foi a possível celebração de um novo acordo de cooperação entre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a Zona Livre de Colón (ZLC), no Panamá. A parceria retomaria os objetivos do Termo de Cooperação assinado em 23 de março de 2012, que já expirou.
“Temos a honra de promover espaços de conexão institucional que incentivem o desenvolvimento compartilhado entre nossos países. Nesse espírito de integração e visão estratégica, manifestamos nosso apoio e estendemos um cordial convite à Suframa e à Zona Livre de Colón para considerar a reativação desta importante aliança”, destacou o cônsul-geral Ruben Arguelles, que assumiu o cargo em novembro de 2024.
Potencial da ZFM é apresentado a representantes panamenhos
Durante o encontro, os convidados assistiram a um vídeo institucional da Autarquia, seguido de uma apresentação técnica conduzida por Camilla Abitbol, analista técnico-administrativa da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa.
A explanação destacou os incentivos fiscais oferecidos pela Zona Franca de Manaus e o potencial competitivo das empresas instaladas na região, reforçando o papel estratégico da ZFM no cenário econômico nacional e internacional.
Novo termo de parceria internacional
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, afirmou que a Autarquia pretende iniciar, nos próximos meses, os trâmites para elaboração de um novo termo de parceria com a Zona Livre de Colón.
“Nosso objetivo é fortalecer a internacionalização das relações comerciais entre a Zona Franca de Manaus e a Zona Livre de Colón, promovendo um ambiente mais integrado e competitivo para ambos os países”, afirmou Saraiva.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Greve de ônibus deve afetar 500 mil pessoas por dia em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱