Manaus (AM) – Neste fim de semana, o pré-candidato ao Governo do Amazonas pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o advogado Marcelo Amil, esteve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que afirmou apoio à campanha no Amazonas. O encontro entre os dois ocorreu durante a conferência eleitoral do partido, em São Paulo.
“Eu disse ao Lula: ‘Vamos vencer no Amazonas, Presidente’. Ele respondeu imediatamente: ‘Em Manaus? Conta comigo na eleição’. E a partir de agora vamos trabalhar nessa união de forças. Foi emocionante estar com o Lula e ouvir dele que poderia contar com ele. O PSOL será o palanque de Lula no Amazonas e vamos construir um programa de esquerda para fazer o Brasil e o nosso Estado felizes de novo, e vamos derrotar o fascismo. A esquerda no Amazonas vai ter em quem votar. Amil e Lula já no primeiro turno”, destacou o pré-candidato.
Em março deste ano, Lula esteve em Manaus onde participou de uma reunião com representantes da esquerda amazonense. Um dos principais pontos destacados foi o compromisso com a Zona Franca de Manaus. Um dos pilares da campanha de Amil.
“Esse é o terceiro golpe seguido de Bolsonaro contra o emprego dos amazonenses. É surreal que esse sujeito ainda tenha algum apoio no Amazonas. Por isso, vamos lutar pela Zona Franca de Manaus. Agora é #LulAmil Lula e Amil, melhor pro Amazonas e melhor pro Brasil”.
O PSOL vinha negociando o apoio ao petista desde o início do ano. A sigla apresentou ao PT algumas condições para a aliança, entre elas: enfrentamento à crise climática com medidas para financiar a transição energética; defesa de um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia e desmatamento zero; garantia de direitos aos povos indígenas, tradicionais e quilombolas; compromisso com uma reforma tributária, que diminua a taxação no consumo de bens essenciais e populares e crie taxação de grandes fortunas; apoio à revogação das reformas trabalhista e da Previdência e também do teto de gastos.
Leia mais:
PSOL reúne com partidos da esquerda para debater eleições no AM
Amil entra com representação no MPF contra redução do IPI que ataca ZFM
Amil entra com representação no MPF contra redução do IPI que ataca ZFM
Bolsonaro descumpre promessa e parlamentares do AM se posicionam
