Com a assinatura da Portaria para o concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira, 7, as provas para o certame devem sair entre os meses de setembro e outubro. A confirmação é do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil).
Roberto Cidade assinou a Portaria que vai ser publicada no Diário Oficial da Aleam com uma comissão de cinco, que vão acompanhar todo o trabalho, até a contratação da empresa que vai fazer o concurso público.
“Estamos hoje formalizando a Comissão Especial, que será composta por quatro servidores efetivos e um comissionado, que irão dar andamento a todo o processo. Agradeço a todos os servidores que aceitaram esse desafio e reafirmo que o concurso público da Aleam vai seguir todo o cronograma que já foi anunciado e que nós iremos realizar um certame sério e transparente. A instituição que realizará as provas será uma que tenha experiência em outros estados e qualificação adequada. Nossa gestão prioriza a eficiência, o equilíbrio e o trabalho sério. Não vou aceitar a interferência de ninguém”, reafirmou.
Cronograma
O presidente da Casa disse que a Assembleia montou um cronograma, que todos os meses irá dar detalhes do andamento do concurso público. As provas devem ocorrer entre os meses de setembro e outubro, com a possibilidade de homologação em dezembro e chamamento no início do ano. A expectativa é que a contratação da instituição e avaliação do edital do concurso público seja feita em junho e em julho, seja lançado o edital.
“Em agosto deve ocorrer o encerramento das inscrições para o certame; em setembro e outubro serão realizadas as provas; em novembro será feita a divulgação dos resultados; em dezembro será homologado o resultado do concurso público”, ressaltou.
Cidade disse que no mês passado foi feito o cálculo para a distribuição das vagas e as áreas de distribuição.
O deputado afirmou que a Assembleia vai se atentar em todos os detalhes para ter uma instituição renomada, que tenha feito diversos concursos públicos, que seja eficiente e que aplique a prova de forma lícita.
“Essa é nossa grande preocupação, pois quero sair da presidência – encerra dia 31 de janeiro de 2027 – e deixar um marco”, explicou.
Vale lembrar que há 14 anos não acontece um concurso público na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Conforme o deputado, a comissão composta por cinco servidores da Casa, sendo quatro efetivos e um comissionado, vai trabalhar em conjunto para dar transparência para que no final do ano o concurso possa ser homologado e, no máximo no início do ano, os aprovados possam ser chamados.
A Comissão Especial será composta pelos servidores Sarah Oliveira Cervantes (presidente), Elinson Silva de Lima (vice-presidente), Robson Togni de Almeida (membro), Rosirene Cetraro Braga (membro) e Fábio do Nascimento de Oliveira (membro).
“Temos todo o equilíbrio financeiro para fazer o concurso público, e a expectativa é que seja concluído até o final do ano”, disse o deputado.
Vagas
O presidente da Assembleia Legislativa revelou a oferta de 300 vagas que será dividida em 100 para provimento imediato e 200 para cadastro reserva.
A previsão é que as 100 vagas imediatas sejam distribuídas da seguinte forma: 40 para cargos de nível médio e 60 de nível superior. No entanto, os cargos ainda não foram divulgados.
Críticas
Roberto Cidade disse que a empresa que irá elaborar o concurso deve ser séria e comprometida. “Não queremos que aconteça o que foi na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Aqui, as coisas funcionam! Não vou aceitar nenhuma interferência de ninguém, ou qualquer pessoa”, disse Cidade.
Leia também
Concurso público da Aleam terá 100 vagas imediatas e 200 para cadastro reserva
Presidente da Aleam confirma concurso público neste ano
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱