O Boi-Bumbá Garantido foi destaque, nesta quarta-feira (7), durante sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), que homenageou os bumbás do Festival Folclórico de Parintins — uma das mais grandiosas manifestações culturais do Brasil. Realizada no plenário Ulysses Guimarães, a cerimônia foi uma iniciativa do deputado federal Saullo Vianna (União-AM) e contou com a presença do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, parlamentares, itens oficiais e representantes dos bois de Parintins.
Durante a homenagem, o Boi Garantido levou, simbolicamente, a força do povo e de sua tradição ao centro político do país, representando não apenas Parintins, mas toda a riqueza da cultura popular amazônica.
De acordo com o presidente do Boi do Povão, Fred Goes, o evento reforça o reconhecimento nacional da importância do Festival, que há décadas movimenta a economia, o turismo e a identidade cultural do povo amazonense.
“O Festival de Parintins é uma das maiores expressões culturais do Brasil. O Garantido é o Boi da Tradição e carrega a força do povão, suas lutas, alegrias e ancestralidade. Essa homenagem é um passo importante para valorizarmos, em nível nacional, o que representa a cultura do Norte. Nosso muito obrigado ao deputado Saullo Vianna pela iniciativa”, destacou.
A proposta da solenidade foi formalmente apresentada pelo deputado federal Pauderney Avelino (União-AM). Em entrevista, ele ressaltou: “É uma honra muito grande presidir esta sessão em homenagem ao folclore do Amazonas, sobretudo àquilo que representa o ápice da nossa cultura: os bois de Parintins. Convido todos os que ainda não conhecem a estarem em Parintins no Festival de 2025, que certamente emocionará a todos nós.”
A homenagem também reforça a luta por políticas públicas de fomento à cultura amazônica e à valorização dos artistas, brincantes e profissionais que constroem o espetáculo ano após ano.
Boi Caprichoso

O Boi-Bumbá Caprichoso também participou da homenagem. Participaram a cunhã-poranga Marciele Albuquerque, a rainha do Folclore Cleise Simas, o Pajé Erick Beltrão, o levantador de toadas Patrick Araujo e o tripa Alexandre Azevedo, que evoluiu no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.
Durante a cerimônia, o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, discursou reforçando a importância do apoio ao festival. Em sua fala, agradeceu ao Governo Federal e a todos os parceiros que contribuem para a realização do evento. “Parintins é um povo humilde que, por meio da arte, fez da cidade uma potência cultural. Temos grandes marcas que acreditam no potencial do festival. Gratidão a todos que têm esse olhar muito especial por Parintins”, afirmou.
Rossy também ressaltou o papel da galera azul, o item 19, como combustível do espetáculo. “Assumimos o compromisso de fazer a maior prestação de contas de todas, e entregar sete horas de muito espetáculo, suor, dedicação e amor. É essa energia da galera que faz cada item da arena respirar”.
O deputado federal licenciado Saullo Vianna, que também é compositor do Caprichoso, destacou seu orgulho em contribuir com a cultura parintinense e o desenvolvimento da cidade. “Desde o início da minha vida pública, tenho me dedicado a Parintins. Conseguimos um patrocínio recorde para o festival através do Ministério do Turismo, com apoio dos Correios e da Petrobras, que voltaram a apoiar nossa festa. Isso movimenta a economia e beneficia trabalhadores não só de Parintins, mas de todo o Amazonas”, declarou.
(*) Com informações das assessorias
Leia mais: Estampas de latas comemorativas homenageiam galeras de Caprichoso e Garantido
