A turista chilena Loreto Belén Manzo acusa o líder indígena Isaka Ruy de estupro. O crime teria ocorrido durante uma imersão espiritual na Aldeia Me Nia Ibu (São Francisco), do povo Huni Kuî, no interior do Acre. Loreto relatou o ocorrido em um vídeo no Instagram e registrou um boletim de ocorrência contra Isaka.
Relato dos abusos
Belén afirma que chegou à aldeia em 15 de maio. No dia 19, viveu a primeira situação de assédio: durante um banho medicinal, o indígena teria inserido as mãos em suas partes íntimas, momento registrado em vídeo pela chilena. Dias depois, ele tentou beijá-la à força.
Ao retornar à aldeia, a turista contou a situação aos pais e à esposa de Isaka, Iriki. Segundo Belén, eles se desculparam e pediram para apagar o vídeo. Após o ocorrido, a família ofereceu que ela participasse da experiência sem pagar e a hospedou na casa do irmão do líder.
O estupro
Conforme o relato de Belén, dias depois, durante uma conversa na selva, o indígena a estuprou. Ele teria dito que queria que ela fosse sua parceira.
“Ele começou a me dizer que queria que eu fosse sua parceira, que sentia amor, que queria tudo comigo, e então eu lhe disse que éramos irmãos. Então ele começou a se jogar em mim, me beijando e me apalpando até me estuprar. Depois de alguns minutos, Iriki chegou e me bateu com um pedaço de pau gigante”, detalha Belén.
A turista também acusou a família do homem de roubar seu celular, que continha provas do abuso. O boletim de ocorrência inclui denúncias de abuso sexual, agressão física e roubo.
O acusado não se manifestou. O espaço está aberto.
(*) Com informações do Metrópoles
Leia mais: Justiça determina avanço na demarcação da Terra Indígena Sururuá, no AM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱