Usuários relataram que o Google estava indexando links de conversas do ChatGPT compartilhadas por pessoas, permitindo que qualquer outro usuário encontrasse interações com o chatbot da OpenAI por meio de mecanismos de busca.
O recurso de compartilhamento permitia gerar links públicos para as conversas. Esses links, quando acessados, podiam ser indexados automaticamente pelo Google e exibidos nos resultados de pesquisa. Embora fosse possível configurar o compartilhamento para que não fosse visível, a opção era ativada por padrão.
OpenAI desativa funcionalidade após repercussão negativa
Após críticas e preocupações com a privacidade, a OpenAI decidiu remover a funcionalidade de compartilhamento público. Dane Stuckey, chefe de segurança da informação da empresa, explicou que a intenção inicial era permitir que pessoas descobrissem conversas úteis, mas o recurso acabou facilitando a divulgação de informações sensíveis sem a devida intenção dos usuários.
“Achamos que essa funcionalidade criou muitas situações em que as pessoas poderiam compartilhar coisas que não pretendiam, então estamos removendo a opção”, declarou Stuckey em sua conta no X (antigo Twitter).
Riscos à privacidade com links acessíveis e indexáveis
Embora os nomes dos usuários não fossem exibidos, muitas conversas tornadas públicas revelavam detalhes privados, como aspectos da vida pessoal, saúde mental e até dados profissionais.
Christopher Penn, cientista de dados da TrustInsights.ai, alertou sobre o risco:
“Ao compartilhar um link acessível ao Google, qualquer um pode acessar e indexar essas conversas.”
Ele destacou que a busca avançada do Google pode facilmente revelar interações com informações sensíveis, mesmo que aparentemente anônimas.
Leia mais: Trump anuncia movimentação de submarinos nucleares
