A Amazônia é mais do que uma paisagem exuberante: é um território repleto de histórias silenciadas, contradições e resistência. É essa complexidade que a escritora, crítica literária e mestre em Literatura, Myriam Scotti, retrata na coletânea de contos Sol abrasador prepara solo fértil (editora orlando, 2025, 136 págs.).
Com lançamento marcado para o dia 16 de agosto, às 17h30, no Casarão das Ideias (Manaus/AM), a autora promove um bate-papo com a escritora e professora Elaine Pereira Andreatta. O evento marca sua estreia no gênero ficção curta e apresenta ao público um retrato íntimo e potente da vida na Amazônia.
Retrato da Amazônia sem exotismo
Scotti adota uma prosa que transita entre o lírico e o realista para construir um mosaico de vozes amazônicas. Os personagens — de seringueiros a moradores da periferia — enfrentam a beleza e a hostilidade da floresta.
“Meus contos mostram a potência de quem vive na Amazônia, mas também as feridas abertas por séculos de exploração”, afirma a autora.
A escritora rejeita a romantização da floresta ou a vitimização de seus habitantes. Em contos como “Terra Prometida” e “O Soldado da Borracha”, ela denuncia desigualdades e conflitos sem perder de vista a individualidade dos personagens.
Influência jurídica e literária
O livro, que levou sete anos para ser finalizado, reflete a formação jurídica e literária da autora:
“O Direito me ensinou a enxergar estruturas de poder; a Literatura me deu as ferramentas para humanizá-las”, diz Scotti.
Segundo a crítica literária Thaís Campolina, autora do texto de orelha:
“As personagens (…) vivem os dilemas de viver, estar, deixar ou voltar para Manaus. (…) Ora enche os olhos no auge da borracha e simboliza esperança, ora (…) representa a angústia diante do futuro ou a saudade do passado.”
Bianca Santana assina apresentação
A jornalista e escritora Bianca Santana, colunista da Folha de S.Paulo, apresenta o livro e reforça o compromisso da autora em romper com visões exotizadas sobre o Norte:
“As personagens não são heroínas, no sentido óbvio. (…) Gente penalizada pela desigualdade sem baixar a cabeça ou deixar de sentir.”
Sobre a autora
Myriam Scotti nasceu em 1981, em Manaus (AM). É mestre em Literatura pela PUC-SP e autora do romance Terra Úmida, vencedor do Prêmio Literário de Manaus 2020. Também publicou o juvenil Quem chamarei de lar? (editora Pantograf), selecionado pelo PNLD literário e pelo edital Biblioteca de São Paulo.
Em 2023, lançou o livro de poemas Receita para explodir bolos (editora Patuá). Foi finalista do prêmio Pena de Ouro (2021) e 2º lugar no prêmio Off Flip, na categoria conto (2024).
Scotti começou a escrever ainda na infância. A maternidade impulsionou sua publicação em blogs e, desde 2014, dedica-se profissionalmente à escrita. Atualmente, trabalha em dois romances — um de temática histórica e outro contemporâneo.

Agenda de lançamentos de Sol abrasador prepara solo fértil
● 31 de julho, às 9h30
Mesa: “Como a literatura exerce a prática da alteridade”
Casa Escreva, Garota! – Travessa Gravatá, 56 c/d – FLIP 2025, Paraty (RJ)
Participantes: Myriam Scotti e Bianca Santana
● 2 de agosto, às 14h
Sessão de autógrafos
Estande da com.tato – Casa Escreva, Garota! – FLIP 2025, Paraty (RJ)
Autógrafos com Myriam Scotti
● 16 de agosto, às 17h30
Lançamento oficial em Manaus (AM)
Casarão das Ideias – R. Barroso, 279 – Centro
Bate-papo com Myriam Scotti e Elaine Pereira Andreatta
📘 Adquira o livro no site da editora orlando:
👉 https://editoraorlando.com.br/produto/sol-abrasador-prepara-solo-fertil
Leia mais: Operação RecuperaFone prende seis por armas e receptação em Manaus
