Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) está à procura de Moisés da Silva Botelho, de 26 anos, suspeito de integrar um grupo criminoso envolvido em uma série de roubos a ônibus em Manaus. Ele já foi identificado pelas investigações, mas segue foragido.

A ação é coordenada pelo Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurrc). A população pode ajudar nas buscas repassando informações de forma anônima pelos números (92) 98827-8814 (Nurrc) ou 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Prisões e investigações

Na terça-feira (05/08), a PC-AM prendeu Davi Silva Santos, 22, e Luiz Gustavo Pereira, 21, também integrantes do grupo. Davi é investigado por três roubos majorados cometidos entre junho e julho. Já Luiz Gustavo atuava com dois adolescentes, de 16 e 17 anos, e com Moisés Botelho em seis assaltos registrados em julho.

“Essa ação é um desdobramento de uma operação realizada na semana passada, quando desarticulamos uma organização criminosa. Na tarde de ontem, efetuamos essas duas novas prisões”, informou o delegado Charles Araújo, coordenador do Nurrc.

Ações violentas e áreas afetadas

Os criminosos agiam com extrema violência, utilizando facas e armas de fogo para abordar passageiros nas zonas norte e oeste de Manaus, principalmente em horários de grande circulação.

Davi foi preso após ser reconhecido enquanto era apresentado por outro crime no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no Jorge Teixeira. Luiz Gustavo foi localizado na BR-174, no km 8.

Queda nos assaltos a ônibus

Segundo a Polícia Civil, as ações de combate têm gerado resultados. Somente em julho de 2025, os roubos a ônibus caíram 50%, e os ataques nas rotas do Polo Industrial registraram queda de 99%.

Responsabilização criminal

Davi e Luiz Gustavo irão responder por roubo majorado e corrupção de menores. Já os adolescentes responderão por ato infracional análogo ao mesmo crime.

Leia mais:

Homem procurado por latrocínio é preso em Maués