A escola municipal Etelvina Pereira Braga, no bairro Ouro Verde, zona Leste de Manaus, foi a grande campeã da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A conquista ocorreu nesta quarta-feira (13), no Clube do Trabalhador do Sesi, também na zona Leste, durante o primeiro dia de provas da maior competição de robótica educacional do país.

A unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), venceu na modalidade Robótica de Resgate Presencial – Nível 1, sendo premiada com medalhas de ouro. Como reconhecimento, a escola poderá receber passagens aéreas para participar da Etapa Nacional, prevista para outubro.

Participando da OBR pela primeira vez, estudantes do 7º e 8º ano integram o Projeto Formativo de Letramento em Programação e Robótica – Procurumim, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed. Na prova, os alunos enfrentaram desafios como percurso de seguidor de linha com obstáculos, rampas de subida e descida e simulação de resgate de vítimas com o robô.

O professor Hermann Oliveira Nogueira, responsável pelo projeto, destacou que a vitória reflete um trabalho contínuo e pedagógico com os alunos. “Essa conquista reforça o sentimento de pertencimento à escola e mostra que a aprendizagem vai além da sala de aula, gerando resultados significativos”, afirmou.

Entre os destaques da equipe está o aluno do 8º ano Andrew da Silva Martins, de 15 anos, responsável pela programação do robô. Ele ressaltou que a competição incentivou a tecnologia, o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

A programação da OBR termina nesta quinta-feira (14), com disputas nas modalidades Robótica Virtual e Robótica Artística, envolvendo também escolas particulares.

Leia mais:

Startup manauara revoluciona a educação com robótica educacional