O influenciador digital Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, conhecido como MC Euro, foram presos na manhã desta sexta-feira (15) em Carapicuíba, na Grande São Paulo. À tarde, eles foram levados para o centro de detenção provisória do município.
Investigações e mandados
Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Ministério Público do Trabalho por exploração sexual infantil e tráfico humano, a partir de conteúdos produzidos nas redes sociais. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux.
O caso ganhou repercussão nacional após denúncias do youtuber Felca sobre episódios de adultização de crianças e adolescentes. Após a repercussão, Hytalo foi banido do Instagram, e MC Euro teve a conta desativada ao tentar defendê-lo.
Prisão e audiência de custódia
O casal passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e deve participar de audiência de custódia neste sábado (16), em Carapicuíba. A expectativa é que ambos sejam transferidos para João Pessoa, na Paraíba.
“Hoje (sexta-feira), eles pernoitam na cadeia de trânsito aqui. Depois seguem para Carapicuíba”, disse o delegado Fernando Davi, titular da 3ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes contra a Fé Pública (DIG).
Defesa nega acusações
A defesa afirma que os dois são inocentes.
“Hytalo Santos sempre se colocou à disposição das autoridades. Eles são inocentes. Eu não queria usar a palavra perseguição, mas são pessoas que estão sofrendo bastante. As acusações não procedem”, disse o advogado Fernando Cassimiro.
Em nota, os advogados afirmaram que ainda não tiveram acesso à decisão judicial que determinou a prisão e que pretendem recorrer:
“Reafirmamos a inocência de Hytalo Santos, que sempre se colocou à disposição das autoridades. A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário.”
Ação policial e apreensão de celulares
A polícia monitorou o veículo do casal, uma Land Rover, estacionada em frente à mansão em Carapicuíba. O delegado Ronaldo Tossunian afirmou que os dois sabiam da investigação e poderiam estar planejando uma fuga.
“Eles sabiam estarem sendo investigados. Eles não iam trazer menores e dar a cara para bater. Eles estavam quase em fuga”, disse Tossunian.
Na operação, a polícia apreendeu oito celulares — quatro com Hytalo e quatro com Israel — que serão periciados.
Repercussão
Cerca de 25 pessoas, incluindo crianças e adolescentes, se aglomeraram em frente à delegacia pedindo a soltura do influenciador. Segundo a polícia, oito pessoas estavam na casa em Carapicuíba no momento da prisão, todas maiores de idade. A defesa afirma que eram familiares de Hytalo.
(*) Com informações da CNN Brasil
Leia mais: Hytalo Santos é preso com marido em SP por exploração de menores
