O Mutirão da Cidadania realiza, nesta quarta-feira (20), o agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas zonas norte, leste e oeste de Manaus. O agendamento será feito de forma presencial, das 7h às 13h, com a distribuição de mais de 3 mil senhas individuais e intransferíveis.

Os locais de atendimento são: Centro de Convivência Magdalena Arce Daou (Compensa), Centro de Convivência Teonízia Lobo (Amazonino Mendes) e Ceti João dos Santos Braga (Nova Cidade).

As senhas são individuais, intransferíveis e garantem acesso ao atendimento para emissão do documento.

Quando e onde será feito o atendimento

Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, quem conseguir a senha no dia 20 será atendido entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, de segunda a sexta-feira, nas unidades do PAC mais próximas do endereço informado.

“Essa é uma determinação do governador Wilson Lima para assegurar e garantir os direitos dos cidadãos em relação à emissão da Carteira de Identidade Nacional. Nós estimamos atender cerca de 10 mil pessoas durante essas duas semanas de mutirão”, afirmou Jussara.

Entrega de documentos pendentes

Além da emissão, o mutirão também fará a entrega das carteiras já solicitadas e que ainda não foram retiradas. Segundo Mahatma Porto, diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), cerca de 21 mil documentos estão prontos para entrega.

Para receber o documento, basta apresentar o protocolo de atendimento ou outro documento com foto no PAC onde foi feita a solicitação.

Documentos necessários para agendamento

Para participar do mutirão e solicitar a nova CIN, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • CPF, comprovante de inscrição ou espelho da Receita Federal
  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento (se casado no civil)
  • Certidão de casamento com averbação (se divorciado)
  • Comprovante de residência original

Validade do antigo modelo

A Sejusc destaca que as carteiras antigas ainda são válidas até o ano de 2032. Por isso, é recomendável que apenas pessoas com necessidade urgente de emissão procurem o mutirão neste momento.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais: Motociclista carbonizado após acidente no Distrito Industrial é identificado