A segunda fase da Operação Sampa, deflagrada na manhã desta quarta-feira (20), resultou no cumprimento de mandados judiciais contra integrantes de uma organização criminosa responsável por transportar grandes quantidades de drogas do Amazonas para o estado de São Paulo. A ação foi conduzida pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e integra o Projeto Impulse, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante a ação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, quatro de busca e apreensão e quatro de sequestro de bens, além de ordens de quebra de sigilo bancário e fiscal dos suspeitos. Os investigados respondem por tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

“As investigações tiveram início em agosto de 2024, quando mais de uma tonelada de drogas, incluindo maconha do tipo skunk e cocaína, avaliada em R$ 20 milhões, foi apreendida em um caminhão que se preparava para embarcar no Porto da Ceasa, zona sul de Manaus, com destino a São Paulo. Na ocasião, o motorista do veículo foi preso em flagrante”, detalhou o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO.

Investigações

Com o avanço das investigações, foi possível identificar os demais membros do grupo. Os criminosos atuavam de forma coordenada: em Manaus, os entorpecentes eram entregues a caminhoneiros, e em São Paulo, a operação era comandada por um empresário de Campinas, dono de uma empresa de logística.

“Nesta fase da Operação Sampa, foram cumpridos mandados judiciais nas cidades de Campinas (SP) e Manaus, tendo como foco quatro investigados”, completou o diretor do DRCO.

Combate ao crime organizado

A PC-AM reforçou que a integração entre forças policiais de diferentes estados é essencial para enfrentar organizações criminosas com atuação interestadual. A Operação Sampa é mais um passo no compromisso com o enfrentamento ao tráfico e à lavagem de dinheiro no Brasil.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais: Homem é preso com 12,8 kg de pasta-base de cocaína em operação no Amazonas