A professora doutora em Educação Física, Ida de Fátima de Castro Amorim, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), lança na próxima segunda-feira (1º) o livro “O PROAMDE: Enquanto Espaço Formativo — Um Estudo de Caso”. O evento ocorrerá no auditório Guilherme Nery, Bloco C, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), no campus da Ufam, em Manaus.

A obra reúne as experiências do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), iniciativa pioneira no atendimento gratuito a pessoas com deficiência (PcD), aliando formação acadêmica, produção científica e inclusão social.

Inclusão além do discurso

“Acredito que, no ensino superior, o tema da inclusão é amplamente debatido. No entanto, quando se trata de ações práticas, ainda há muito a ser feito”, afirma a autora.

No livro, a professora Ida Amorim destaca como o PROAMDE vai além do atendimento direto: o programa integra acadêmicos de diversos cursos — como educação física, fisioterapia e pedagogia — em atividades de pesquisa, congressos, produção científica e ações extensionistas.

“Os acadêmicos envolvidos são estimulados a participar de pesquisas, congressos, produção de artigos científicos e outras atividades que fortalecem sua formação e ampliam a visibilidade da universidade”, reforça.

PROAMDE: formação universitária com impacto social

Criado na Faculdade de Educação Física da UFAM, o PROAMDE promove atividades físicas e esportivas adaptadas a pessoas com deficiência. O programa tem dois polos de atuação:

  • Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) – atendimento a pessoas com lesão medular
  • Campus da FEFF/Ufam – atendimento a crianças, adolescentes e adultos com deficiência

Além disso, há uma atuação descentralizada no município de Parintins, no interior do Amazonas, ampliando o alcance e o impacto das ações.

Livro contribui para formação e humanização no ensino

Destinado a profissionais e estudantes que desejam atuar com pessoas com deficiência, o livro reúne:

  • Relatos das ações realizadas
  • Perfil do público atendido
  • Experiências dos acadêmicos
  • Reflexões sobre a humanização da educação inclusiva

A autora espera que a publicação incentive a criação de novos projetos em outros municípios, promovendo inclusão com respeito e efetividade.

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