O público do #SouManaus Passo a Paço 2025 poderá aprender técnicas de malabarismo de forma acessível e gratuita. De 5 a 7 de setembro, o espaço de malabarismo funcional Laboratório Rojo funcionará das 16h às 17h, na Estação das Artes, instalada no estacionamento do Mirante Lucia Almeida, no Centro Histórico de Manaus.

Criado pela artista circense venezuelana Teffy Rojas, que vive em Manaus desde 2016, o projeto traz uma proposta inovadora e inclusiva para o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil.

O espaço oferecerá jogos de malabarismo, equilibrismo com rola bolas, pernas de pau e outras brincadeiras funcionais. Todas as atividades foram pensadas para atender crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência (PcD).

“Serão jogos que trabalham a psicomotricidade combinada, na qual o participante poderá ter a experiência de aprender malabarismo sem ter tido um contato prévio com essa técnica circense”, explica Teffy. “Por meio de exercícios de manipulação de objetos, explicados de maneira simples e de fácil compreensão, será explorado o imaginativo/sensorial de cada participante, permitindo gerar confiança e consciência corporal. É um espaço dirigido a qualquer público.”

Teffy é formada pela Fundación Escuela Circo Nacional de Venezuela (FCNV), no programa de Perfeccionamiento Artístico em Malabares e Equilíbrios. Ela é também fundadora do coletivo Laboratório Rojo, único na região Norte a implementar essa metodologia.

Desde 2019, o grupo atua com oficinas e jogos lúdicos e, desde 2023, promove o projeto com acessibilidade para pessoas com deficiência. A metodologia aplicada no festival deriva de mais de 15 anos de experiência da artista, com base em cursos técnicos, trocas de saberes e oficinas internacionais.

Teffy destaca ainda a influência recente do seminário “Malabarismo Funcional – Metodologia Lúdica de Craig Quat”, realizado com o grupo Circus Camino, na Grécia. A participação no seminário foi viabilizada por meio de edital público da Prefeitura de Manaus.

Iniciativa pioneira na região Norte

A edição 2025 do festival marca a estreia do Laboratório Rojo em um evento dessa magnitude. “Agora implementaremos a proposta pela primeira vez em um evento da magnitude do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ na região Norte”, afirma Teffy. “Será uma vivência pioneira, destinada a contribuir potencialmente na divulgação das artes circenses como uma ferramenta de inclusão no Amazonas e no estabelecimento do Estado como uma potência das artes circenses inclusivas na região.”

Edição comemorativa reúne mais de 3 mil artistas

A décima edição do #SouManaus Passo a Paço promete ser histórica. Realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, o festival ocupará 63 mil metros quadrados e contará com 17 palcos espalhados por ruas, praças e espaços culturais do Centro Histórico.

Mais de 3 mil artistas, incluindo 2 mil manauaras, se apresentarão com atrações que vão do MPB à música eletrônica. Entre os nomes nacionais já confirmados estão Ivete Sangalo, Ludmilla, Joelma, Os Paralamas do Sucesso, Xamã, Simone Mendes e Xand Avião.

Além da música, o evento integrará diversas expressões culturais: circo, dança, moda, gastronomia, artesanato e manifestações populares.

Leia mais:

Universitário é preso após forjar próprio sequestro e extorquir família em Manaus