Entre os dias 17 e 21 de setembro, o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte realiza sua sétima edição com programação gratuita no Teatro Amazonas e atividades formativas em espaços culturais do centro da cidade.

O evento traz mostras competitivas de curtas e longas-metragens, com foco na produção audiovisual da Amazônia Legal e do restante do Brasil. Também serão realizadas oficinas, masterclasses e rodas de conversa para o público e profissionais do setor.

Abertura e filmes em destaque

A abertura acontece no dia 17 de setembro, às 20h, com o curta “Dia dos Pais”, de Bernardo Ale Abinader, e o longa “Enquanto o Céu Não Me Espera”, da cineasta amazonense Christiane Garcia, estrelado por Irandhir Santos. Ambos os filmes abordam temas como masculinidades e resistência dos povos ribeirinhos.

Entre os longas convidados estão “Morte e Vida Madalena” (Guto Parente), “Um Olhar Inquieto: O Cinema de Jorge Bodanzky” (Liliane Maia e Jorge Bodanzky) e “A Natureza das Coisas Invisíveis” (Rafaela Camelo).

Foto: Divulgação

Mostras e prêmios

O festival reúne três mostras competitivas:

  • Mostra Amazônia: com produções da Amazônia Legal.
  • Outros Nortes: filmes de outras regiões do país.
  • Olhar Panorâmico: obras com exibição híbrida (online e presencial).

A mostra Olhinho, não competitiva, é voltada ao público infantojuvenil, com exibições no dia 21 de setembro, às 14h30.

Todos os filmes concorrem a prêmios como Melhor Filme, Direção, Atuação, Roteiro, Fotografia, Montagem e Prêmio do Júri Popular.

Oficinas gratuitas

De 17 a 20 de setembro, o festival promove oficinas gratuitas com especialistas do audiovisual, como:

  • Anália Nogueira – “Figurino para Cinema”
  • Danilo Umbelino e Marcus Curvelo – “Documentário Híbrido”
  • Bea Góes – “Construindo Premissas”
  • Henrique Amud – “Documentário Criativo”

As atividades acontecem no Palácio da Justiça, Teatro Gebes Medeiros e Palacete Provincial, no Centro de Manaus. As inscrições vão até 11 de setembro, no site festivalolhardonorte.com.

Foto: Divulgação

Identidade e homenagens

A identidade visual deste ano foi criada pelo artista Yan Bentes, com o tema “Ensinanças, Memórias e Existências”, inspirado na sabedoria popular passada entre gerações.

O festival é realizado pela Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set, Itaú Cultural Play, e conta com apoio de empresas e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sessão especial

No dia 16 de setembro, o festival realiza a sessão de lançamento do longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, às 20h30, no Kinoplex Amazonas Shopping. O filme é um dos finalistas na disputa por uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2026.Incentivo ao Teatro” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional.

Foto: Divulgação

Leia mais: VÍDEO: Macaco-aranha caminha por calçada e vira atração em Manaus