O premiado espetáculo “Helena”, do Ateliê 23, será apresentado em sessão única neste sábado (13), às 20h, no Teatro Icbeu (Avenida Joaquim Nabuco, 1286, Centro). Os ingressos antecipados custam R$ 30 (meia-entrada) e estão disponíveis no Instagram da companhia amazonense (@atelie23).

Vencedor do Festival de Teatro da Amazônia 2024 na categoria “Melhor Espetáculo”, “Helena” já recebeu outros reconhecimentos, como o Prêmio de Residência Artística do Sesc AM 2018 e indicação ao Prêmio Brasil Musical.

A peça conta a trajetória emocionante de Helena, filha do cantor Cauby Peixoto, mãe de dois filhos e professora que marcou gerações no bairro Redenção, em Manaus.

O diretor e ator Taciano Soares, filho da homenageada, destaca que a montagem ganhou mais camadas com a chegada de quatro novas atrizes: Carol Santa Ana, que retorna após licença maternidade; Lay Amorim e Anna Angelo, estudantes de Teatro da UEA; e Thayná Liartes, vinda do espetáculo Cabaré Chinelo.

“Essas quatro mulheres vão ajudar a ecoar a voz de Helena, vão somar muito ao espetáculo, que tem a mesma estrutura, mas com essas presenças ganha outras camadas de atuação”, afirma Taciano.

Segundo o diretor, todas as cenas foram refeitas com novas vozes. “O público vai ter a possibilidade de ver como cada uma vai dar a sua interpretação para cada momento da fase de Helena, que estamos fazendo pela primeira vez”, explica.

Trilha sonora inédita

A nova versão também traz novidades musicais. “Com a retomada de ‘Helena’, queremos lançar singles, porque ainda não lançamos as músicas desse espetáculo que tem uma trilha lindíssima, com composições de Eric Lima”, adianta Taciano.

A banda original era formada por Luana Aranha, Stivisson Menezes e Guilherme Bonates. Com a saída de Bonates, entrou a musicista e produtora Mady, reforçando os arranjos da trilha.

Foto: Reprodução

Expectativa para o Teatro Icbeu

É a primeira vez que “Helena” será apresentado no Teatro Icbeu, espaço inaugurado recentemente em Manaus.

“É a primeira vez que levamos o ‘Helena’ para lá e acreditamos que vai ser muito bom para o espectador também, porque é um teatro muito bonito, de 400 lugares. Manaus não tinha nada assim e estamos nos preparando para entregar muito”, ressalta Taciano.

Trajetória do espetáculo

  • 2018 – Primeira apresentação no Centro Cultural Usina Chaminé.
  • 2019 – Encerramento da 14ª edição do Festival de Teatro da Amazônia, no Teatro Amazonas, e participação no Festival Palco Giratório (Sesc).
  • 2020 – Nova versão no projeto Combo 23, contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais (Lei Aldir Blanc).
  • 2024 – Versão atualizada apresentada no Teatro da Instalação e no Teatro Amazonas, dentro do projeto Ateliê 23: 10 anos!, com apoio da Funarte e da Lei Paulo Gustavo.

Sucesso de público e crítica, a montagem foi indicada ao Prêmio Brasil Musical e foi a única representante do Norte na mostra a_ponte, do Itaú Cultural (2020).

Serviço

📍 Local: Teatro Icbeu – Avenida Joaquim Nabuco, 1286, Centro
📅 Data: sábado, 13 de setembro
Horário: 20h
🎟 Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) – via Instagram @atelie23

Leia mais: Espetáculo ‘Gaia’ estreia em Manaus e propõe reflexão ambiental