O Teatro Amazonas foi palco de uma noite histórica nesta quinta-feira (11) com a estreia no Brasil da obra “Trilogia Tudor: As Três Rainhas”, de Gaetano Donizetti. O espetáculo reuniu o Coral do Amazonas e a Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Marcelo de Jesus, e marcou a aguardada estreia da soprano Ludmilla Bauerfeldt no palco mais emblemático de Manaus.
A soprano carioca Ludmilla Bauerfeldt assumiu um desafio inédito no país: interpretar trechos das três óperas que compõem a Trilogia Tudor — Anna Bolena (1830), Maria Stuarda (1835) e Roberto Devereux (1837).
As obras exigem virtuosismo vocal extremo, além de um fôlego interpretativo raro, o que torna a performance ainda mais notável. Foi a primeira vez que uma cantora brasileira apresentou esse repertório completo em uma única noite.
“Trata-se de um repertório de máxima dificuldade técnica e de muita tradição. É um privilégio poder compartilhar esse desafio com o público do Teatro Amazonas”, destacou Ludmilla Bauerfeldt após a apresentação.
Tradição europeia com protagonismo brasileiro
Com duração de 1h40 e um intervalo de 20 minutos, o espetáculo percorreu árias, aberturas e coros das três óperas, transportando o público para os dramas e intrigas da dinastia Tudor, enquanto celebrava o talento nacional em um dos repertórios mais exigentes da ópera europeia.
A performance não apenas reafirmou a potência vocal de Ludmilla Bauerfeldt, como também destacou o nível técnico da Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas, reforçando o potencial da cena lírica amazônica.
Acesso popular à música clássica em Manaus

A apresentação fez parte da programação de democratização cultural promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Desde agosto, a iniciativa realiza séries semanais com ingressos a preços populares, ampliando o acesso da população à música clássica.
Os ingressos para a apresentação da Trilogia Tudor custaram R$ 10 para plateia e frisas, enquanto o acesso aos demais espaços do teatro foi gratuito — medida que vem formando novas plateias e aproximando o público da música erudita.
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