A Coletiva de Palhaças, grupo formado por artistas do Amazonas, apresenta o espetáculo “Maria Quer Ser Rio” no dia 20 de setembro (sábado), às 16h, na Funarte MG, em Belo Horizonte. A sessão faz parte da programação do Acessa BH 2025 e tem entrada gratuita, com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria (limitado a 01 par por pessoa).
Uma história de inclusão, magia e infância amazônica
A peça narra a trajetória de Mariazinha, uma menina com baixa visão e muitos hiperfocos, que vive em uma casa flutuante no Rio Negro. No reflexo das águas, ela encontra Candimba, uma coelha mágica que a leva a encontros com seres encantados e à rica diversidade da infância amazônica.
A narrativa lúdica e sensível traz personagens construídos em papelão pela artista Manuella Nogueira, com narizes feitos de caixa de ovo pela palhaça Laysa Souza, em um compromisso com uma cena sustentável, poética e afetiva.
A direção é assinada por Ananda Guimarães, também manipuladora de Mariazinha e palhaça DEF, que afirma:
“O espetáculo é muito necessário porque, normalmente, pessoas com deficiência são representadas dentro de modelos hegemônicos: ora como frágeis, ora como passivas, ora como exemplos de superação. No espetáculo, a gente propõe não só o protagonismo e o pertencimento de crianças com e sem deficiência, mas também se olhar numa nova ótica, numa nova perspectiva de ser e existir no mundo. Essa perspectiva mostra que crianças com deficiência não são só a deficiência; a partir dela, elas podem criar, produzir, imaginar.”

Apoio cultural e circulação nacional
A participação no Acessa BH 2025 é viabilizada com o apoio da Secretaria de Cultura do Amazonas. A produção do espetáculo também recebeu apoio da Prefeitura de Manaus, via Concultura, por meio do Edital Macro de Chamamento Público nº 002/2024.
A circulação integra o projeto “Maria Quer Ser Rio – Infâncias para todas as crianças”, que terá apresentações em instituições socioassistenciais voltadas à infância durante o mês de outubro.
Serviço
- Espetáculo: Maria Quer Ser Rio – Coletiva de Palhaças (AM)
- Data: 20 de setembro de 2025 (sábado)
- Horário: 16h
- Local: Funarte MG – Belo Horizonte
- Duração: 45 minutos
- Classificação: Livre
- Entrada: Gratuita
- Ingressos: Retirada 1h antes na bilheteria (01 par por pessoa)
Leia mais: Plano Perfeito abre oficinas gratuitas de Cinema e Caracterização
