A Escola Municipal Santa Rosa II, localizada no Parque das Tribos, em Manaus (AM), será contemplada nesta quinta-feira (25) com o Projeto Casinha de Livros. A iniciativa leva um novo espaço de leitura para mais de 1.465 estudantes do Ensino Infantil e Fundamental I e II, com acervo de 600 livros infantojuvenis, ambientação lúdica e capacitação para educadores.

O projeto é uma realização da CEC Brasil, com patrocínio da Ardagh Metal Packaging, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio do Instituto Cuidare.

A Casinha de Livros oferece um ambiente atrativo, com fantoches, jogos educativos e atividades pedagógicas, criando um espaço onde o livro é valorizado como instrumento de lazer, conhecimento e transformação social.

“Receber o Projeto na nossa escola é proporcionar aos alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental o estímulo à leitura como forma de transcender a aquisição de conhecimentos”, afirma Thatiane Rodrigues Gusmão, diretora da unidade.

Foto: Divulgação

Conhecimento e tradição indígena em diálogo

Localizada na maior comunidade indígena urbana do Brasil, a Escola Santa Rosa II agora conta com um espaço que valoriza tanto a cultura tradicional quanto os novos saberes. O projeto busca aproximar os estudantes da leitura como forma de expressão, aprendizagem e cidadania.

“Cada Casinha de Livros instalada representa um convite para que crianças, jovens e famílias se conectem com histórias […]. Em Manaus, esse movimento ganha um significado ainda maior, porque aqui a leitura também dialoga com tradições ancestrais”, destaca Kaline Vânia, diretora-executiva da CEC Brasil.

Leia mais: Projeto Biblioteca Futuro é inaugurado em escola de Manaus