A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou, em setembro, uma queda histórica no número de roubos de celulares em Manaus. Segundo dados do Centro Integrado de Estatística (Ciesp), foram contabilizados 976 casos no mês, representando uma redução superior a 60% em relação ao pico da série histórica de 2021, quando ocorreram 2.463 registros.

O resultado é reflexo das ações do Governo do Amazonas, por meio da Polícia Militar (PMAM), que passou a atuar com o reforço de mais de mil policiais, e das operações da Polícia Civil (PC-AM), com destaque para o Programa RecuperaFone, coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).

Ações integradas e resultados

A coordenadora do RecuperaFone, investigadora da PC-AM Carolina Kanitz, destacou que, além das operações ostensivas, o programa realiza ações educativas em lojas e assistências técnicas de celulares.

“Estamos fazendo operações constantes, com mais de 100 prisões e orientando os lojistas para que evitem comprar, consertar e vender celulares de origem não comprovada. Esse resultado nos deixa otimistas, mas vamos em busca de melhorar cada vez mais esses índices porque a nossa população merece sair e voltar para casa cada dia com mais segurança”, frisou a coordenadora.

Queda expressiva nos índices

As iniciativas da SSP-AM resultaram em reduções significativas nos roubos de celulares em Manaus. De acordo com o Ciesp, em setembro de 2025 houve queda de 42,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior — de 1.687 registros em 2024 para 976 neste ano.

A redução é ainda maior quando comparada a 2021, ano em que foram registrados 2.463 roubos, representando diminuição total de 60,37%. Nos anos seguintes, a capital também manteve tendência de queda: 2.311 casos em 2023 e 1.869 em 2022.

RecuperaFone: mais de 6,8 mil celulares recuperados

Desde sua implementação, em setembro de 2024, o Programa RecuperaFone já contribuiu para a recuperação de mais de 6,8 mil celulares. Desse total, 2.338 aparelhos tiveram os donos identificados e mais de 1.500 foram devolvidos aos proprietários.

A coordenadora Carolina Kanitz lembrou que ainda há 844 pessoas que não compareceram para reaver seus aparelhos, convocadas por meio de editais publicados pela SSP-AM.

“Nós solicitamos que o cidadão entre no site da Secretaria de Segurança e verifique se seu nome consta no edital para restituição. Seu aparelho pode estar recuperado e está guardado conosco”, lembrou a investigadora.

Além das devoluções, a PC-AM deflagrou 33 operações em 2025, que resultaram na prisão de 102 pessoas em diferentes zonas da capital amazonense.

Leia mais

Polícia reforça busca por suspeito de aplicar golpe de R$17 mil em Manaus