A pesquisa do Instituto Direto ao Ponto, divulgada nesta segunda-feira (20), mostra a liderança do senador Omar Aziz (PSD-AM) na maioria dos cenários testados na corrida eleitoral pelo governo do Amazonas. O levantamento ouviu 2.024 eleitores entre os dias 1º e 8 de outubro.
Entre os candidatos que apareceram em confronto com Omar estão a professora Maria do Carmo (PL), o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante).
Primeiro cenário
No primeiro cenário estimulado, Omar Aziz aparece com 42% das intenções de voto, seguido pela professora Maria do Carmo, com 28%, e pelo vice-governador Tadeu de Souza, que tem 7%. Já os votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 11% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Na análise regional, o cenário na capital mostra Omar Aziz com 34%, tecnicamente empatado com Maria do Carmo, que tem 33%. Tadeu de Souza aparece com 8%.
No interior, o senador amplia sua vantagem: 52% das intenções de voto, contra 21% de Maria do Carmo e 6% de Tadeu.
Segundo cenário
No segundo cenário geral, Omar Aziz lidera com 40%, seguido por Roberto Cidade, com 29%, e Tadeu de Souza, que tem 7%. Já os votos brancos e nulos somam 15%, enquanto 9% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Na capital, Omar tem 33% e Cidade aparece com 29%. Já no interior, o senador mantém a dianteira, com 33%, enquanto o deputado estadual tem 28%.
Terceiro cenário
No terceiro cenário, que coloca Omar Aziz contra o deputado federal Capitão Alberto Neto, o resultado mostra Omar com 41% das intenções de voto, seguido por Capitão Alberto Neto com 33% e Tadeu de Souza com 6%. Brancos e nulos somam 12%, e 8% não responderam.

Em Manaus, porém, Omar Aziz tem 32%, enquanto Alberto Neto lidera com 38%.
No interior do Estado, a vantagem se inverte: 52% para Omar Aziz e 27% para o deputado federal.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Direto ao Ponto foi realizada por meio de 2.024 entrevistas presenciais em Manaus e 16 municípios do interior, entre eles Autazes, Careiro, Coari, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins e Presidente Figueiredo.
A margem de erro é de 2,25 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95,5%.
Leia mais: Proposta artística proporciona imersão no universo circense em Manaus
