Durante três dias, o coletivo Arte Ocupa realiza a campanha “É Hora de Taxar os Playboys”, com uma série de conversas e atividades na comunidade Mossoró, em Manaus. A iniciativa busca dialogar sobre justiça tributária nas periferias, de forma leve e acessível, envolvendo crianças, jovens e adultos.
As ações ocorrem nos dias 1°, 4 e 9 de novembro, na rua Leopoldo Carpinteiro Peres, 14, bairro Petrópolis, zona Sul da capital amazonense.
A campanha “É Hora de Taxar os Playboys” pretende aproximar o tema da realidade local.
“É estimular cada vez mais a tradição de se reunir enquanto comunidade e de a gente conversar sobre justiça no nosso território. Nas conversas, temos o foco em dialogar sobre imposto de renda: sua criação, sua importância, para que serve e porque o Brasil ainda é um país tão injusto quando se trata de taxação”, explica Sarah Campelo, cofundadora do coletivo Arte Ocupa.
Sarah destaca também a importância de promover debates políticos sem partidarismo:
“Então, torna-se mais relevante o diálogo respeitoso, político e não partidário sobre pautas importantes para o povo das periferias. E um diferencial bem grande é que falaremos de política de forma divertida.”
Programação da campanha “É Hora de Taxar os Playboys”
Cada data da campanha terá foco em uma faixa etária diferente: crianças, jovens e adultos. Além das rodas de conversa, haverá brincadeiras, como pintura, bingo e campeonato de papagaios, com distribuição gratuita de merendas e sopa.
1° de novembro – Encontro das Crianças
O evento começa às 14h, com roda de conversa mediada pela artivista e pesquisadora Patrícia Patrocínio, seguida de uma oficina de pintura com Boobie Goods.
4 de novembro – Encontro dos Adultos
Na terça-feira, a partir das 17h, o diálogo contará com o economista Edson Fernandes e o pastor Francisco Marcelino. Ao final, haverá um bingo gratuito com brindes exclusivos.
9 de novembro – Encontro dos Jovens
Encerrando a programação, no domingo, às 14h, o jornalista Maurício Max conduz a roda de conversa. Depois, ocorre o Campeonato de Papagaios “É Hora de Taxar os Playboys”, com prêmios para os participantes.
“Esses debates são importantes porque serão feitos por pessoas confiáveis, que não vêm para formar a opinião dos outros. Mas sim de gerar reflexão, para que as pessoas formem as suas ideias baseadas em informações verdadeiras”, finaliza Sarah Campelo.

Projeto Colore Mossoró II e apoio institucional
A campanha faz parte do projeto Colore Mossoró II, com produção do coletivo Arte Ocupa, e conta com apoio do Governo do Estado do Amazonas, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo Federal.
Fundado em 2021, em Manaus, o Coletivo Arte Ocupa é uma iniciativa artística, cultural e social que atua nas periferias com foco em transformação social e valorização dos territórios periféricos.
O grupo reúne artistas, agentes culturais e educadores da Amazônia e promove acesso à arte, saberes comunitários e expressão crítica por meio de exposições, oficinas, rodas de conversa, palestras e intervenções culturais.
Entre as ações de destaque na comunidade Mossoró estão muralismo em casas de moradores, sessões de cinema, oficinas diversas e distribuição de cestas básicas.

Serviço
O quê: Campanha “É Hora de Taxar os Playboys”
Como: Rodas de conversa, atividades práticas e expressões artísticas sobre justiça tributária
Quando: 1/11 (14h), 4/11 (17h) e 9/11 (14h)
Onde: Igreja do Jorge e Vanda Pessoa, Rua Leopoldo Carpinteiro Peres, 14, bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus
Leia mais: Filipe Ret chega a Manaus com turnê ‘Nume’ neste sábado; veja onde comprar ingressos
