Durante nova fase da operação RecuperaFone, nove lojas e assistências técnicas foram fiscalizadas nesta sexta-feira (7) no bairro Manoa, zona norte de Manaus. A ação resultou na apreensão de cinco celulares com restrição de roubo ou furto, além de uma motocicleta sem chassi, e na condução de duas pessoas para prestar esclarecimentos.
A iniciativa faz parte das ações contínuas do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), que atua no combate à receptação e na fiscalização de estabelecimentos que comercializam ou consertam aparelhos eletrônicos.
De acordo com o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Nirc, a operação visa coibir a venda de produtos de origem ilícita e reforçar a regularidade dos comércios.
“Fiscalizamos nove lojas e encontramos aparelhos com restrição de roubo e outros registrados como perdidos. Os responsáveis foram conduzidos para prestar esclarecimentos, e os casos seguem sob análise para possível prisão em flagrante”, informou o delegado.
Durante a inspeção na rua São Sebastião, os agentes também encontraram uma motocicleta sem chassi, placa ou número de motor. O proprietário apresentou um documento que indicava que o veículo era proveniente de leilão, mas vendido como sucata — o que impede sua circulação. O caso foi encaminhado à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).
Na quinta-feira (6/11), outra ação resultou na prisão em flagrante de um homem no bairro Novo Aleixo, suspeito de realizar desbloqueio de celulares roubados e anunciar os serviços em aplicativos de mensagens e plataformas de venda. Dois aparelhos com restrição de roubo foram apreendidos no local.
Entre janeiro e outubro deste ano, Manaus registrou uma redução de 28% nos roubos de celulares, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A queda é atribuída à atuação conjunta das forças de segurança e às operações de fiscalização.
“A presença do Estado é essencial para desestimular o comércio ilegal e reduzir os índices de roubo de celulares na capital”, reforçou Hitotuzi.
Leia mais
Manaus terá operação especial de trânsito para corrida na Zona Centro-Sul
