Uma adolescente de 12 anos, da etnia Kulina, foi vítima de um estupro coletivo na comunidade Mapiranga, em Juruá, interior do Amazonas. Segundo a Polícia Civil, os abusos foram cometidos por outros membros da mesma etnia e chegaram a ser registrados em vídeo pelos agressores.
“Esse ato desumano aconteceu dentro da própria comunidade. Eles filmaram enquanto a vítima gritava e implorava por socorro, e ainda riam”, afirmou o delegado Paulo Mavignie.
Equipes da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal Comunitária, do Conselho Tutelar e da Funai, estão atuando para resgatar a vítima, coletar provas e identificar os responsáveis.
O Conselho Tutelar comunicou o caso às autoridades após receber os vídeos que indicavam o crime. As investigações seguem em andamento.
Conselho Tutelar se manifesta
O Conselho Tutelar do município se manifestou, por meio das redes sociais, informando que a genitora da criança relatou não saber a data exata do ocorrido.
Disse ainda que, até o momento, oito adolescentes indígenas da mesma etnia da vítima foram identificados como suspeitos e as investigações seguem em andamento.
“Devido à complexidade da logística local, a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, FUNAl e este Conselho Tutelar iniciaram uma missão conjunta para o resgate da criança e adoção das medidas legais cabíveis. Pedimos à população que não compartilhe o vídeo relacionado ao caso. Quem estiver de posse desse material deve apagá-lo imediatamente, pois a divulgação constitui crime, e os responsáveis poderão ser responsabilizados judicialmente“, diz um trecho da nota.
Leia mais: Pai é preso suspeito de estuprar a própria filha de 14 anos em Manaus
