×
Crianças indígenas

Crianças de comunidade indígena em Manaus recebem vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde em Manaus realizou vacinação de crianças indígenas na comunidade Jurupari, localizada no Tarumã-Açu

vacinação de indígenas
Crianças indígenas são vacinadas em Manaus contra Covid-19

Manaus (AM) – O pequeno Abiole Thomas Mariano, de seis anos, demonstrou valentia ao receber a vacina em sua comunidade indígena na manhã desta quinta-feira (10), em Manaus. “Eu não chorei, índio não chora. Tomei a vacina e estou feliz”, afirmou.

A ação em que o pequeno foi vacinado é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que realizou vacinação de crianças indígenas na comunidade Jurupari, localizada no Tarumã-Açu, zona Oeste da cidade.

A Prefeitura de Manaus busca, desta forma, intensificar a vacinação contra a Covid-19 para o público de 5 a 11 anos.

Na ocasião, oito crianças receberam a primeira dose. A equipe de imunização também ofereceu a vacina em primeira, segunda, terceira e quarta doses a 21 pessoas de 12 anos e mais da comunidade indígena, que precisavam da atualização do esquema vacinal, e foram beneficiadas.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, explicou que a medida é para garantir a imunização dessa faixa etária antes do início das aulas presenciais na rede municipal de ensino, programado para a próxima segunda-feira, 14/2.

“Nós, da Semsa, estamos trabalhando em parceria com as secretarias de Educação do município (Semed) e Estado (Seduc) para facilitar o acesso à vacina, desse público que vai voltar para as escolas públicas já na próxima segunda-feira. Queremos garantir que nossas crianças já tenham essa proteção iniciada”, disse.

Vacinação infantil

A vacinação infantil, iniciada na quarta-feira, 9, acontece nas áreas urbana e rural de Manaus e, para isso, sábado, 12, a meta é vacinar contra a Covid-19 pelo menos 20 mil crianças.

“Com a vacinação, as crianças da comunidade indígena Jurupari já estão aptas a ir para a escola”, assegurou a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes.

A líder da comunidade, Sheila Soares, destacou a importância de mais uma ação de vacinação na comunidade.

“Aqui nós fazemos um trabalho social, orientando sobre a necessidade de cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, como a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social. Mas a vacina é a maior proteção e nós agradecemos essa preocupação da prefeitura com a nossa gente. E a Semsa nunca nos deixou desassistidos”, comentou.

A moradora da comunidade, Alcilene Justino, da etnia Tikuna, levou os filhos para receber a vacina contra a Covid-19. “Eu agora estou muito feliz, meus filhos já estão vacinados e protegidos dessa doença”, comemorou.

Leia mais:

MPF recomenda reabertura de polo de saúde indígena em bairro de Manaus

Governo do Amazonas entrega à Comunidade Indígena Beija-Flor 6 milhões de sementes de árvores

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *