Em outubro, Manaus registrou mais 80,8 mil metros quadrados licenciados em novos alvarás de construção. O total da gestão do prefeito David Almeida, de janeiro de 2021 a outubro de 2025, chega a 5,5 milhões de metros quadrados emitidos pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Nos dez primeiros meses de 2025, o Implurb soma quase 759 mil metros quadrados licenciados, impulsionando o setor da construção civil na capital. O órgão também registrou alta de 2% no total de certidões expedidas, com 623 documentos emitidos até outubro, ante 611 em 2024. Desde o início da gestão, foram 4.200 certidões.
Impacto direto na geração de empregos e renda
O crescimento reflete na economia local. No acumulado de 2025, o setor da construção no Brasil gerou 214.717 empregos (+7,5%). Em Manaus, houve 1.625 admissões no período, com mais de 30 mil vagas disponíveis, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho.
“Ultrapassar milhões de metros quadrados licenciados significa impulsionar diretamente a economia da cidade. O resultado aparece na geração de empregos e no fortalecimento do setor produtivo. É a prova de que Manaus segue em ritmo acelerado de desenvolvimento”, destacou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Leia mais
Manaus emite alvará de construção em minutos com sistema Mais Fácil
