A rede estadual de ensino alcança 1.184 aprovações na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 2026, somando resultados do SIS e do Vestibular. O levantamento parcial aponta 652 aprovados em Manaus e 532 no interior, números que continuam sendo atualizados pelas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
Sonho pela Medicina
Entre as histórias que marcam o resultado está a da jovem Maria Silva, de 18 anos, estudante da Escola Estadual (EE) Professor Dorval Varela Moura, em Manaus, aprovada em Medicina pelo SIS. Com duas técnicas de enfermagem dentro de casa, Maria cresceu cercada pelo cuidado e pela atuação na área da saúde, o que consolidou sua vontade de ingressar na Medicina. Na escola, contou com incentivo constante de professores, amigos e familiares, que acompanharam sua rotina de estudos até a aprovação.
“Minha paixão pela Medicina nasceu do desejo de cuidar. Percebi como um profissional pode transformar a vida de alguém com conhecimento, empatia e presença. Dentro da minha casa, tive duas técnicas de enfermagem como exemplo. Minha aprovação é um sentimento de gratidão e a realização de um sonho”, afirmou Maria.
Educação à distância no interior
Outro destaque vem do interior: o aluno Alcivan Meireles, de 18 anos, aprovado em Física, estudou pela modalidade do Ensino Mediado por Tecnologia, ofertado pelo Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam).
Estudante da comunidade Divino Espírito Santo do Aduacá, uma das mais distantes de Parintins, cerca de cinco horas de barco da sede do município, Alcivan cursou o Ensino Médio com aulas transmitidas via satélite e apoio de professores mediadores presenciais, modelo que leva educação a áreas rurais e de difícil acesso.
“Comecei a me apaixonar pela Física no primeiro ano. As práticas e os conhecimentos naturais chamaram minha atenção, e o ensino mediado me trouxe novas aprendizagens e virtudes. Estou muito feliz, é um sonho realizado. Dei orgulho para minha família e para os professores que tanto lutaram por nós”, vibrou Alcivan.
Direito na calha do rio Madeira
Em Novo Aripuanã, a jovem Ana Alice Monteiro, 18, da EE Julieta Lopes de Albuquerque, conquistou uma vaga em Direito pelo Vestibular da UEA. A escolha do curso veio após pesquisas e identificação com a área jurídica. Na escola, recebeu incentivo contínuo de professores e da gestão escolar, especialmente de um docente cuja fala reforçou sua autoconfiança.
“Ainda estou sem acreditar! Ansiedade e nervosismo tomam conta de mim. Eu estudei, eu me inscrevi, mas não imaginava passar, ainda mais em Direito. Achava que terminaria os estudos sem ser aprovada em nada. Mas o meu sonho de infância se tornou real”, relatou Ana Alice.
Inclusão e conquista
Outra aprovação de destaque é a do estudante Manoel Augusto, 20, da EE Manuel Rodrigues de Souza, na zona leste de Manaus, aprovado em Educação Física pelo Vestibular. Manoel é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e está em investigação para Síndrome do X Frágil (SXF), condição genética que pode impactar o desenvolvimento cognitivo.
Mesmo enfrentando desafios de socialização e comunicação, Manoel recebeu apoio dos professores e da comunidade escolar e participou de aulões preparatórios.
“Eu sempre gostei de esportes e cuidados com a saúde, isso me motivou a escolher o curso. Eu me sinto nervoso, mas feliz por ter chegado até aqui com meu esforço. A aprovação representa a expectativa de um futuro próspero. Nem sempre me sinto bem-vindo por causa das minhas dificuldades, mas consegui superar muita coisa para alcançar esse resultado. É o começo de uma nova carreira”, destacou Manoel.
Matrículas na UEA
A UEA divulgou o edital e a lista de convocação para matrícula institucional referente ao Vestibular 2025, acesso 2026, e ao Sistema de Ingresso Seriado (SIS). A primeira chamada ocorrerá de 5 a 7 de janeiro de 2026, e os convocados devem imprimir e preencher a Ficha de Identificação do Candidato, disponível no portal da UEA, apresentando a documentação exigida nos locais e horários detalhados nos editais.
Candidatos classificados para cursos com início no segundo semestre de 2026 realizarão matrícula na segunda etapa, com edital previsto para 1º de junho de 2026. Para Enfermagem, Medicina e Odontologia, é fundamental observar grupos e locais específicos informados pela universidade. A lista completa de documentos está nos editais nº 065/2025-GR/UEA (SIS) e nº 066/2025-GR/UEA (Vestibular).
Leia mais
UEA divulga aprovados no Vestibular 2025 e no SIS; confira a lista
