Já não é tão incomum conseguir fazer Pagamentos Cripto online. Com a ajuda da Binance, os pagamentos em cripto estão cada vez mais fáceis. No entanto, ainda apenas poucos e-commerces o aceitam. Será que isso poderia ser uma vantagem comercial para uma marca se destacar no mercado? Será que é algo que os clientes procuram? Estas e outras perguntas serão respondidas de seguida.

Alinhando-se com as tendências contemporâneas

De acordo com o Exploding Topics, cerca de mil milhões de pessoas possuem agora criptomoedas, o que demonstra a crescente popularidade destes tokens. E é de esperar que uma percentagem considerável desta população queira utilizar os tokens para efetuar pagamentos. De facto, espera-se que cerca de 1 em cada 5 proprietários de criptomoedas as utilize para pagamentos até 2026, um aumento face aos 14,2% registados em 2024.

Para uma marca inovadora, esta estatística não pode ser ignorada. Isto transmite a impressão de que se preocupa com as preferências em constante mudança dos clientes e pode incentivar a conversão e a fidelização. Afinal, ninguém quer fazer negócio com uma marca que não se preocupa com eles. De facto, para a maioria dos compradores (precisamente 65%), as experiências positivas são mais influentes do que uma grande publicidade.

Além disso, tornar a sua marca mais centrada no cliente pode, na verdade, torná-la mais rentável do que os concorrentes que não o fazem. De acordo com a SuperOffice CRM, pode tornar-se 60% mais rentável. Em última análise, adaptar-se a estas novas expectativas não é apenas acompanhar a inovação, mas garantir que a marca permanece relevante num mercado cada vez mais orientado pelo consumidor.

A necessidade de pagamentos instantâneos

Com os atuais avanços tecnológicos, ninguém quer que os seus fundos sejam atrasados. A maioria dos especialistas concorda que os pagamentos instantâneos se tornaram um grande diferencial na experiência do cliente. Por exemplo, a PYMNTS.com sugere que até 78% dos consumidores os consideram muito importantes quando se trata de satisfação do cliente.

Num outro estudo, o Federal Reserve Bank Services informou que cerca de 74% dos consumidores utilizaram pagamentos mais rápidos ou instantâneos só em 2023, enfatizando o quanto se tornaram cada vez mais necessários. É por isso que deve implementar criptomoedas para tirar partido destas estatísticas: são geralmente mais rápidas e mais baratas do que a maioria dos métodos de pagamento tradicionais.

E, como já referimos, permitir pagamentos instantâneos pode melhorar a experiência do cliente, o que pode levar a um melhor desempenho do negócio. Curiosamente, os especialistas referem a oferta de ótimas experiências ao cliente como a principal razão pela qual a maioria (especificamente 86%) está disposta a gastar mais com uma marca.

E não se fica por aqui: também aumenta a probabilidade de receber mais recomendações boca a boca. Os seres humanos, sendo orientados pelo valor, são menos propensos a guardar segredo sobre experiências positivas. Aliás, alguns profissionais acreditam que cerca de 72% das pessoas contam a pelo menos seis amigos sobre estas experiências.

A importância da segurança nas transações

Com o site Exploding Topics a estimar o número de ciberataques em cerca de 940.000 por dia, a necessidade de garantir a segurança nas transações nunca foi tão evidente. A situação torna-se ainda mais grave porque os consumidores modernos estão cada vez mais preocupados com a segurança. Recentemente, a McKinsey & Company divulgou um relatório onde afirma que cerca de 87% dos consumidores não fariam negócio com uma marca se duvidassem da sua segurança.

Além disso, 21% podem nunca mais voltar a comprar a uma marca após uma violação de segurança. E a recuperação destes incidentes pode ser muito dispendiosa. A IBM sugere que poderá precisar de pelo menos 4,88 milhões de dólares, valor que poderá aumentar nos próximos anos. Cientes destas estatísticas, as marcas estão a adoptar métodos de pagamento mais seguros para atrair estes consumidores preocupados com a segurança.

Além disso, as criptomoedas são imutáveis, dificultando a alteração de informações após o armazenamento, o que aumenta a transparência, especialmente quando as transações precisam de ser inspecionadas. O seu modelo de encriptação é também robusto e pode exigir muitos recursos computacionais para ser decifrado, dificultando o acesso de pessoas não autorizadas a informações críticas.

Portanto, dados estes benefícios, não é de surpreender que a indústria dos óculos esteja cada vez mais a aderir às criptomoedas. Com os consumidores modernos cada vez mais exigentes em relação a aspetos como a segurança e a experiência, as marcas necessitam de adotar infraestruturas que lhes permitam responder a estas necessidades.

Felizmente, as criptomoedas possuem características que podem ajudar as empresas a conectarem-se com estas preferências modernas. Além disso, à medida que mais pessoas se tornam familiarizadas com a tecnologia, aumenta também o número de proprietários de criptomoedas que desejam utilizá-las como forma de pagamento. Isto pode pressionar ainda mais as marcas de óculos a adotá-los, procurando melhorar a sua relevância e foco no cliente.