O Ponto de Cultura do Sol inicia um ano inteiro de atividades culturais gratuitas em Manaus. O Instituto Sol atende centenas de pessoas da comunidade local com projetos sociais, culturais e de economia solidária há mais de seis anos.

As inscrições começaram na segunda-feira (5) e seguem até o dia 15 de janeiro. Os interessados podem se inscrever na sede da instituição, localizada no bairro Dom Pedro I, em frente ao PROSAMIM do Alvorada 1, ou pelo WhatsApp (92) 98137-6921.

Com foco na arte como ferramenta de inclusão social, educação e fortalecimento comunitário, o Ponto de Cultura do Sol oferece uma programação contínua que integra música, capoeira, audiovisual, sustentabilidade e educação ambiental.

Entre as ações estão aulas de violão, Escola de Rock, percussão com oficinas de confecção de bioinstrumentos, rodas de capoeira e cineclube comunitário, com debates e produções audiovisuais.

Sustentabilidade, cultura e juventude

As oficinas de percussão e bioinstrumentos integram música e consciência ambiental ao utilizar materiais recicláveis e orgânicos. As aulas de capoeira valorizam a cultura afro-brasileira, o movimento corporal e a convivência comunitária.

A Escola de Rock estimula a criatividade, a expressão juvenil e o trabalho coletivo. Já as aulas de violão promovem a iniciação musical e o desenvolvimento artístico dos participantes.

Cultura como direito

Para o coordenador do projeto, Alexandre Victor, a Política Nacional da Cultura Viva, com esse fomento para os pontos de cultura, reafirma a cultura como um direito e um instrumento estratégico de transformação social. “O Ponto de Cultura do Sol nasce para gerar oportunidades e garantir acesso gratuito e contínuo à cultura, promovendo dignidade, cidadania e desenvolvimento da comunidade“.

Fomento e execução do projeto

O Projeto Ponto de Cultura do Sol foi contemplado pelo EDITAL Nº 03/2025 – Pontos de Cultura, com recursos do Fundo Estadual de Cultura, por meio da Política Nacional de Cultura Viva e Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e Governo Federal.

A iniciativa conta com a realização do Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Amazonas. O projeto será desenvolvido durante todo o ano de 2026, com atividades regulares.

Foto: Divulgação

Programação

  • Aulas de violão: terças e quintas-feiras, das 8h às 10h30
  • Oficinas de percussão e confecção de instrumentos musicais: quintas-feiras, das 13h às 16h
  • Capoeira:
    • Turma 1: segunda-feira, das 8h às 9h15; sábado, das 8h às 10h
    • Turma 2: segunda-feira, das 9h30 às 10h45; sábado, das 8h às 10h
  • Escola de Rock – Clube Garagem: segundas e sextas-feiras, das 8h às 10h30

Leia mais: Chuvas fortes colocam Manaus em alerta nesta terça; saiba como acionar a Defesa Civil