O Governo do Amazonas recebeu na manhã desta sexta-feira (9) o Cônsul Honorário do Cazaquistão no estado, José Cardoso Neto. Durante o encontro, o objetivo foi alinhar futuras parcerias e fortalecer o turismo entre o Amazonas e o país.
Parcerias e intercâmbio cultural
O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, destacou a importância das novas parcerias. “Estamos mais próximos do Cazaquistão em ações, turismo e negócios. Com isso, vamos levar nossa cultura, nosso povo e a beleza natural do Amazonas para um intercâmbio cultural, econômico e social. Portanto, esta parceria internacional representa um desafio e uma oportunidade de desenvolvimento para a nossa região e para o estado”, afirmou.
Além disso, entre os temas discutidos estão parcerias em eventos nos dois países, como feiras de turismo, fampress e famtour, além de treinamentos e capacitação de agentes de viagens cazaques pela Amazonastur.
O cônsul José Cardoso Neto ressaltou o potencial de intercâmbio. “O Amazonas e seu povo têm muito a mostrar. Da mesma forma, o povo cazaque também tem investido em turismo, e acredito que os amazonenses precisam conhecer o Cazaquistão. Assim, é uma troca em que todos ganham. O país oferece construções modernas, muita natureza, montanhas e neve, além de investimentos significativos, especialmente na capital, Astana”, destacou.
Turismo no Cazaquistão
O turismo no Cazaquistão se destaca pela diversidade de experiências, combinando história, cultura e paisagens naturais. Por exemplo, o país reúne legado das antigas rotas da Rota da Seda, cidades históricas e monumentos centenários, além de estepes, cânions, montanhas, lagos e desertos.
Além disso, o Cazaquistão investe em ecoturismo, aventura, esportes de inverno e turismo de saúde. Entre as opções estão trilhas, cavalgadas, estações de esqui, fontes termais e retiros de bem-estar, o que consolida o país como um destino versátil e atrativo para diferentes perfis de visitantes.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Turismo do Amazonas fecha 2025 em alta e registra recordes no setor
