O Governo do Amazonas dará início, neste primeiro semestre de 2026, a um novo pacote de obras em Parintins, como parte do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), que segue acelerado na etapa de implantação do sistema de abastecimento. 

A nova fase de obras contempla a construção de unidades habitacionais, o novo Mercado Municipal, o Espaço Comunitário, voltado à promoção da cidadania, além de parques e praças que vão propiciar aos moradores lazer, prática de atividades físicas e convívio social.  

As obras do Prosamin são conduzidas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), pastas que administro. As ações integram um conjunto de investimentos planejados para promover qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento sustentável no município, configurando-se no maior volume de recursos já aplicado no interior do estado.

Foto: Divulgação

Na área habitacional, que inaugura a nova fase de obras, o cronograma prevê a construção de 248 unidades residenciais, das 504 que estão previstas até o final das ações do programa. Os apartamentos que serão construídos possuem o diferencial do tamanho espaçoso e confortável para as famílias, com 50,33 metros quadrados e uma arquitetura moderna, que contempla varanda e vaga de estacionamento, além de serem adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs). São de dois quartos, com sala de estar, cozinha e banheiro. 

As famílias que serão reassentadas à medida em que as obras forem avançando, ocuparão essas unidades habitacionais ou outras soluções de moradia que serão oferecidas de acordo com o perfil de cada uma. Elas sairão das áreas de risco, para ocupar moradias seguras e de fácil aos serviços públicos. 

Foto: Divulgação

Uma das obras também muito aguardadas dessa nova fase é o novo Mercado Municipal, que será construído na Avenida José Esteves, uma área de 2.519,20 metros quadrados. O local foi planejado para receber os permissionários do Mercado da Francesa, da Feira do Bagaço e ambulantes, ampliando a oferta de serviços para a população, numa estrutura moderna que, com certeza, vai impulsionar a economia local.

Outra novidade dessa etapa é o Espaço Comunitário que será construído na Rua Paraíba, em uma área de 1.111,06 metros quadrados. A estrutura, que funcionará também como Escritório de Apoio Local (ELO) da UGPE, abrigará serviços e atividades voltadas à promoção da cidadania.

Estão também previstos no cronograma do primeiro semestre as construções dos parques Santa Clara, Lagoa da Francesa e Palmares. Estão nesse pacote, ainda, as praças Macurany, Santa Clara e Francesa. Um conjunto de obras que vai requalificar o espaço urbano, promovendo funcionalidade, convivência comunitária e modernidade, tudo planejado com acessibilidade. 

Foto: Divulgação

O bairro Santa Clara, por exemplo, vai ganhar um parque e uma praça. O parque terá 2.771,03 metros quadrados. Contará com calçadão, áreas verdes, mobiliário urbano, iluminação ornamental e estacionamento. A praça terá 694,89 metros quadrados e funcionará como um ponto de convivência no bairro, equipada com academias ao ar livre e mobiliário urbano.

O parque que será construído às margens da Lagoa da Francesa, por sua vez, ocupará uma área de 13.335,89 metros quadrados. O projeto prioriza a integração com a paisagem natural, e inclui quadras poliesportivas, playgrounds, academias ao ar livre, áreas de convivência, estacionamento e pontos comerciais denominados de “Drive Frutas”. Também está prevista a construção de escadaria com rampa, para facilitar o acesso de embarcações durante o período de cheia.

A praça do bairro será implantada na confluência das ruas Silves e Capitão Pedro Ferreira. Com 557,82 metros quadrados, contará com área de convivência, academias ao ar livre, passeios de 3 metros de largura e mobiliário urbano.

O Parque Palmares terá uma área de 27.279,47 metros quadrados, entre os bairros Santa Rita de Cássia e Palmares, ao longo do canal que interliga a Lagoa da Francesa ao Lago Macurany. O projeto prevê áreas de caminhada, playgrounds, praças de alimentação, academias, ciclovias, quadra de vôlei de areia, espaços para piqueniques, locais para jogos lúdicos e estacionamento.

Foto: Divulgação

Às margens do lago Macurany será também construída uma praça que vai ocupar uma área de 2.100,33 metros quadrados, na Rua Padre Torquato. Terá local para caminhada, academia ao ar livre e para a Melhor Idade, estacionamento e postes de iluminação ornamental.

Como é possível perceber, o trabalho será intenso e estamos preparados para cumpri-los com a celeridade que pede o governador Wilson Lima. Os editais de licitação para contratação das empresas que ficarão responsáveis pelas obras já começam a ser publicados no final de fevereiro. As ordens de serviço para início dos trabalhos serão assinadas em seguida. 

Na parte de saneamento, primeira etapa do Prosai, que segue em ritmo acelerado, teremos a entrega, já em março, do Centro de Reservação e Distribuição (CRD) 2, passo importante para garantir a regularidade do abastecimento de água.

Parintins já recebe água de qualidade em toda a cidade desde o ano passado, com a entrega, pelo governador, da primeira fase do sistema, durante o Festival Folclórico. As intervenções em andamento ampliam a capacidade da rede, garantindo abastecimento contínuo, inclusive em situações de interrupção de energia elétrica. 

As obras de esgotamento sanitário, por sua vez, avançam conforme o planejado e vão assegurar ganhos significativos em saúde pública e preservação ambiental. A rede de esgoto implantada na área do programa vai permitir ao município sair do zero para atender 25% da cidade.

Com o Prosai Parintins, o Governo do Amazonas, mais uma vez, reafirma seu compromisso com políticas públicas integradas, que unem saneamento, habitação, infraestrutura urbana e inclusão social. Tudo isso, promovendo desenvolvimento com responsabilidade e transformando realidades no interior do Estado.

Marcellus Campêlo
Marcellus Campêlo é engenheiro civil, especialista em Saneamento Básico e em Governança e Inovação Pública; exerce, atualmente, os cargos de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE

Leia mais: