Lucas Paquetá desembarcou no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (29) para assinar contrato com o Flamengo e selar o retorno ao clube que o revelou. Ex-West Ham, o meia recebeu o carinho de torcedores no Aeroporto Internacional do Galeão, que celebraram a volta do “cria” do Ninho do Urubu. Ele chegou acompanhado da esposa e dos filhos.

Logo ao desembarcar, Paquetá destacou a emoção do momento e o significado do retorno ao Rubro-Negro.

“Felicidade enorme estar de volta. A gente orou muito por esse momento. Sonhei muito com esse momento. Novamente voltar para casa. Agora, tudo o que quero é poder desfrutar dessa alegria de poder finalmente estar em casa, ser feliz, dar alegria para a nação e fazer o meu melhor”, afirmou à Flamengo TV.

Ainda nesta quinta-feira, o jogador realiza exames médicos e, em seguida, deve assinar contrato com o Flamengo até o fim de 2030. Na véspera, na quarta-feira (28), o clube já havia anunciado oficialmente a contratação.

Nas redes sociais, o Flamengo classificou a volta de Paquetá como um marco histórico.

“Lucas Paquetá está voltando pra casa. Voltando pro Flamengo. Um movimento histórico. Um marco do mercado no futebol mundial, do tamanho do Flamengo”, publicou o clube.

Investimento milionário

Para repatriar o meia, o Flamengo vai investir 42 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões). Com isso, supera a contratação de Gerson pelo Cruzeiro, que até então era a maior compra da história do futebol brasileiro. Em janeiro, o clube mineiro desembolsou aproximadamente 27 milhões de euros (R$ 167 milhões) pelo meio-campista, então no Zenit, da Rússia.

Trajetória de Paquetá

Revelado pelo Flamengo em 2016, Paquetá ganhou destaque rapidamente e, em 2018, o clube negociou o jogador com o Milan, da Itália. No mesmo ano, ele passou a integrar as convocações da Seleção Brasileira.

Apesar da expectativa, o meia teve passagem discreta pelo Milan. Em 2020, seguiu para o Lyon, da França, onde recuperou o bom futebol e voltou a se firmar no cenário internacional. Dois anos depois, em 2022, o West Ham, da Inglaterra, contratou o jogador, que manteve desempenho regular e presença constante na Seleção.

No entanto, entre 2023 e 2025, a carreira de Paquetá enfrentou um período de incerteza por conta de uma investigação sobre supostas apostas esportivas. Em julho de 2025, as autoridades inocentaram o atleta, encerrando o caso e afastando, inclusive, o interesse do Manchester City.

Mesmo durante o processo, Paquetá seguiu atuando pelo West Ham e voltou a ser convocado pelo técnico italiano Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira. Nesta quarta-feira, o meia se despediu do clube inglês, agradeceu à torcida e fez um desabafo antes de iniciar oficialmente o retorno ao Flamengo.

(*) Com informações do Itatiaia

Leia mais: Flamengo repete presença no ranking dos clubes mais ricos do mundo