×
Turismo

Hotel em Gramado é eleito segundo melhor do mundo

Além da beleza da decoração, os móveis são feitos à mão e folheados em ouro 24 quilates

Interior do Hotel Colline de France
Interior do Hotel Colline de France

Manaus (AM) – Para amazonenses que estejam planejando uma viagem ao Sul do Brasil e não precisam economizar na hospedagem, há uma opção. O Hotel Colline de France, em Gramado (RS), foi eleito o segundo melhor hotel do mundo em 2022 pelo Traveller’s Choice Awards, do TripAdvisor, premiação que se baseia nas opiniões dos próprios usuários da plataforma para eleger os melhores destinos e empresas do setor de turismo.

O Colline havia liderado a lista, divulgada anualmente, em 2021, mas desta vez ficou atrás do Tulemar Bungalows & Villas, na Costa Rica.

O estabelecimento de luxo da serra gaúcha foi inaugurado em 2018 e pertence ao casal Jonas e Ana Clara Tomazi.

Com móveis são feitos à mão e folheados em ouro 24 quilates, Ana Clara Tomazi descreve o Colline de France como uma grande história de amor. Primeiro, porque ele foi construído para unir o casal: ela e o marido decidiram investir no negócio para poder passar ainda mais tempo juntos, numa época em que ela precisava viajar com frequência a trabalho. Depois, porque eles sempre foram apaixonados pela França, romantismo e decoração.

“Gramado tem um toque europeu e abriga muitos empreendimentos germânicos, italianos, suíços, holandeses – mas não franceses. Pensamos: por que não resgatar essa essência da cidade, que está se perdendo com a chegada dos grandes resorts, e trazer a França, a terra dos eternos apaixonados? Foi daí que o olho brilhou”, ela conta.

Interior do Hotel Colline de France
Interior do Hotel Colline de France

Assim surgiu o Colline, um pequeno e intimista recanto francês para casais e famílias, com apenas 34 quartos, em uma região calma e afastada do centro de Gramado.

O hotel é baseado, mais especificamente, no Segundo Império, inspiração que ecoa em todos os cantos da propriedade: na decoração das acomodações e áreas comuns, na gastronomia, no jardim externo de buganvílias e até nos pequenos serviços. Na hora do checkout, por exemplo, os viajantes voltam para casa acompanhados de uma caixa de madeleines, bolinho típico francês.

“Queremos que a experiência também seja uma imersão intelectual, na qual podemos proporcionar aos hóspedes um pouco mais daquela época francesa”, afirma a proprietária.

Tudo no Colline foi meticulosamente pensado, até mesmo o cheiro. Os donos se preocuparam em ter uma identidade olfativa por todo o hotel e desenvolveram um aroma peculiar próprio, com toques de baunilha, menta e lavanda – que pode inclusive ser comprado.

POR DENTRO DAS ACOMODAÇÕES
O estilo imperial está muito presente nos quartos do Colline de France, com móveis esculpidos à mão, lustres requintados e decoração ostensiva (mas que, ao mesmo tempo, se propõe a ser aconchegante). São cinco categorias, de 22 a 42 metros quadrados, sendo que cada uma delas possui decoração própria e paleta de cores inspirada em grandes grifes de luxo, como Chanel, Fendi e Givenchy.

As diárias variam de acordo com a sazonalidade, mas começam em R$ 600 na baixa temporada e podem chegar a mais de R$ 5.000 nas épocas de maior procura.

GASTRONOMIA

Como qualquer estabelecimento inspirado na França, o Colline também se destaca na gastronomia. O café da manhã é um dos pontos altos da estadia, segundo Ana Clara, e todos os dias alguma delícia francesa diferente é servida – principalmente doces, como o crème brûlée, croissants recheados e petit gâteau. Tudo ao som de música clássica, tocada no piano ao vivo.

O hotel também possui um bistrô, que mistura pratos da França e do Brasil para agradar qualquer paladar. “Demos uma abrasileirada no cardápio porque nosso público não é, em sua maioria, francês. Temos desde opções mais clássicas, como pato ou carré, da forma como são feitos na França, até massas, que são mais comerciais”, explica a proprietária.

Para saber mais dê uma olhada nas fotos. As imagens realmente dizem muito mais do que as palavras.

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *