×
LANÇAMENTO

Jornalista Sérgio Adeodato lança livro nesta terça (17) em Manaus

Sérgio Adeodato é jornalista especializado em meio ambiente, sustentabilidade e temas socioambientais

Manaus (AM)- Com o intuito de mostrar a relação entre a metrópole da Amazônia, a floresta que a cerca e os desafios da região para o futuro, acontece nesta terça-feira (17), o lançamento do livro-reportagem “Manaus de Frente para a Floresta”, do jornalista Sérgio Adeodato.

A apresentação da obra, que traz a visão de 60 personalidades da cidade, anônimas e famosas, será a partir das 18h30, no Impact Hub, localizado na Avenida Efigênio Salles, 1299, bairro Aleixo.

O jornalista produziu textos e reuniu fotos, dados e análises sobre os aspectos econômico, ambiental e social de Manaus, que é a maior capital entre os estados que compreendem a Amazônia, com papel bastante importante nas discussões climáticas e no desenvolvimento sustentável.

O livro é um dos produtos do projeto multimídia ‘Manaus de Frente para Floresta’, que tem apoio da Manauscult, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto de Conservação e Desenvolvimento do Amazonas (Idesam), Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia, Impact Hub Manaus e Coca-Cola Brasil. 

“Dividimos o livro em quatro capítulos, onde relatamos a relação entre Manaus e a floresta, mostrando como se unem. Nosso objetivo é evidenciar essa relação que existe há anos, reforçando a participação da população nas discussões sobre clima e sustentabilidade”, explica Sérgio Adeodato.

Na obra, o autor ainda apresenta dados como a existência de 30 mil indígenas na capital, a grande maioria em áreas de baixa renda. No total, são 50 aglomerados urbanos sem serviços públicos básicos, com desafios sociais diante da expansão desordenada da cidade.

Segundo o MapBiomas, a zona urbana dobrou de tamanho em 35 anos no município, cujo território tem 80% de floresta. Quanto à relação com o verde, o livro revela novas pesquisas indicando que 72,6% dos manauaras acreditam que a Amazônia conservada aumenta a qualidade de vida da população.

Capa do livro-reportagem “Manaus de Frente para a Floresta”, do jornalista Sérgio Adeodato

A narrativa é entremeada por imagens fotográficas produzidas por André Pessoa e Bruno Kelly, fotojornalista que tem um ensaio fotográfico especial sobre a temática na obra.

Para dar voz aos coletivos urbanos, o projeto ‘Manaus de Frente para a Floresta’ também realizou oficinas para a criação de um podcast com crianças e adolescentes do bairro Monte das Oliveiras, na zona norte de Manaus. O produto, chamado ‘Eu sou do Monte’, contém seis episódios produzidos por 15 crianças e adolescentes do coletivo Soul do Monte, com histórias da periferia e também será lançado nesta terça-feira.

Sobre o autor

Sérgio Adeodato é jornalista especializado em meio ambiente, sustentabilidade e temas socioambientais, e culturais. Com mais de 30 anos de carreira, atuou em veículos de comunicação nacionais, como o Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Globo Ciência, Época e Horizonte Geográfico. É autor de livros como ‘Amazônia, Floresta Assassinada’, ‘Arte da Reciclagem’ e  ‘Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas’. Vencedor de prêmios como Ethos de Jornalismo, Prêmio Abrelpe de Reportagem e Prêmio Santander de Jornalismo, entre outros. Atualmente, é jornalista freelancer para o Valor Econômico e Página 22.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Espaço multicultural “Casa da Miúda” abre atividades em Manaus

Casarão de Ideias recebe oficina ministrada por músicos franceses em Manaus

“Local Casa de Praia” recebe projeto arquitetônico em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *