A temporada de ópera em Manaus começa no dia 19 de abril com a abertura do 27º Festival Amazonas de Ópera (FAO). Reconhecido como o maior festival de ópera da América Latina, o evento reúne artistas nacionais e internacionais em uma programação que valoriza a diversidade, a excelência artística e o acesso do público à música de concerto.
As apresentações ocorrem em três importantes espaços culturais da cidade: o Teatro Amazonas, o Icbeu Manaus e o Centro Cultural Palácio da Justiça.
Programação amplia acesso à cultura
Além das grandes produções, a edição de 2026 reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura. Nesse sentido, todos os Recitais Bradesco têm entrada gratuita, o que amplia a participação do público e incentiva a formação de novas plateias.
Sob a direção artística do maestro Luiz Fernando Malheiro, o festival fortalece seu papel como um dos principais polos de difusão da ópera no país. Dessa forma, promove o encontro entre tradição e inovação, com obras consagradas e propostas contemporâneas.
Destaques incluem ‘Turandot’ e obra de Carlos Gomes
A abertura, no dia 19 de abril, às 19h, no Teatro Amazonas, contará com seleções da ópera “Turandot”, de Giacomo Puccini, em celebração ao centenário da obra. A apresentação reúne solistas, Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica, sob regência de Luiz Fernando Malheiro.
Entre os destaques, está a ópera “Salvator Rosa”, de Carlos Gomes, com apresentações nos dias 15, 17 e 19 de maio. A montagem resulta de uma coprodução inédita com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Instituto Música Brasilis.
Espetáculos imersivos e repertório variado
A programação também inclui “Winterreise (Viagem de Inverno)”, de Franz Schubert, nos dias 22, 24 e 25 de abril, no Icbeu Manaus, em formato cênico imersivo.
Outro destaque é o espetáculo “Amor de Poeta, Amor em Lágrimas”, que reúne obras de Robert Schumann e Claudio Santoro, apresentado pela Orquestra de Câmara do Amazonas.
Além disso, a ópera “La Favorite”, de Gaetano Donizetti, será apresentada em versão concerto nos dias 27, 29 e 31 de maio — uma obra rara no Brasil desde o século 19.
Ingressos e programação
Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site https://shopingressos.com.br/ ou na bilheteria do Teatro Amazonas.
Programação completa – 27º Festival Amazonas de Ópera
19 de abril, às 19h – Teatro Amazonas
Concerto de Abertura / Turandot, de Giacomo Puccini (seleções) / Coral do Amazonas / Amazonas Filarmônica
21 de abril, às 19h – Icbeu Manaus
Recital Bradesco I / Mozart 270
22, 24 e 25 de abril, às 19h – Icbeu Manaus
Winterreise (Viagem de Inverno) – Franz Schubert / Cia. Lírica Disidente (Chile)
23 de abril, às 19h – Icbeu Manaus
Recital Bradesco II / Art School Concert – Coisas de Ópera
26 e 28 de abril, às 19h – Teatro Amazonas
Gala Lírica / Amazonas Filarmônica
1º de maio, às 17h – Teatro Amazonas
Mãos à Ópera – Prólogo / Introdução inclusiva ao mundo da Ópera
3 de maio, às 19h – Icbeu Manaus
Amor de Poeta, Amor em Lágrimas
/ Orquestra de Câmara do Amazonas
8 de maio, às 19h – Centro Cultural Palácio da Justiça
Recital Bradesco III / Afetos – Madrigal do Amazonas
9 de maio, às 19h – Centro Cultural Palácio da Justiça
Recital Bradesco IV / Canções Italianas
15, 17 e 19 de maio, às 19h – Teatro Amazonas
Salvator Rosa, de Antônio Carlos Gomes – Libreto de Antonio Ghislanzoni / Balé Folclórico do Amazonas / Coral do Amazonas / Amazonas Filarmônica
23 de maio, às 19h – Centro Cultural Palácio da Justiça
Recital Bradesco V – Canções Brasileiras
24 de maio, às 19h – Centro Cultural Palácio da Justiça
Recital Bradesco VI – Ópera sem Palavras
27, 29 e 31 de maio, às 19h – Teatro Amazonas
La Favorite, de Gaetano Donizetti (versão concerto) / Coral do Amazonas / Amazonas Filarmônica

Leia mais:
