×
Exposição

Palácio da Justiça recebe exposição “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão”

Os visitantes da exposição poderão conferir artesanatos de diversos gêneros

Manaus (AM)- Objetos originais do artesanato japonês compõem a mostra “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão”, no Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro. A entrada é gratuita, mediante agendamento. 

A exposição abre na próxima quinta-feira (17), a partir das 9h com realização do Consulado-Geral do Japão em Manaus, Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Durante a abertura da exposição será entregue o Diploma de Honra ao Mérito do cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, ao secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, em nome do Centro Cultural Palácio da Justiça.

Os visitantes da mostra poderão conferir artesanatos de diversos gêneros, como cerâmicas, arte em laca, tecelagem, arte em metal e artesanato em madeira e bambu.

Além dos artesanatos tradicionais, dos utensílios e tecidos, a exposição apresenta obras criadas por artistas que, inspirados pela beleza do artesanato popular, refletem a cultura e o espírito de Tohoku. 

Tohoku é uma região nordeste do Japão que se estende por uma longa distância, desde Hokkaido, ao norte, até Okinawa, no sul do Japão. A região é conhecida por seus vulcões e pela rica diversidade cultural. 

Importância

Para o secretário Marcos Apolo, a cultura japonesa se mantém viva no Estado até as gerações atuais. Os japoneses, que chegaram ao Amazonas por volta de 1930, têm uma significativa comunidade, entre nascidos e descendentes – que vivem na região ainda hoje.  

É uma grande honra para nós da secretaria e para o Governo do Amazonas, a oportunidade de expor uma manifestação cultural tão rica do povo japonês, a oportunidade de mostrar ao nosso público com riqueza de detalhes a produção do artesanato Tohoku.

O cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, enfatiza a parceria e o elo de amizade entre o Japão e o Brasil.

O Brasil é um parceiro global estratégico para o Japão, que compartilha valores fundamentais, tais como os direitos humanos, a democracia e o Estado de Direito, por isso, existe a importância de aprofundar o entendimento mútuo com este grande país.

Masahiro Ogino destaca que a exposição foi organizada para marcar o 11º aniversário da catástrofe de Tohoku, atingida por terremoto e tsunami, em 2011.

O Centro Cultural Palácio da Justiça funciona de quarta-feira a sábado, das 9h às 15h. A entrada é gratuita, mas é necessário agendamento no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

O uso de máscaras e a apresentação da carteira de vacinação com o ciclo de imunização completo são obrigatórios. A exposição acontece até o dia 8 de março.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

História da Semana de Arte Moderna é contada em livro

Família de Zezinho Corrêa visita memorial em homenagem a cantor

Ateliê 23 apresenta projetos para 2022

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *