×
Evento gospel

“Marcha Para Jesus” acontece no próximo sábado (28) em Manaus

O evento conta com 13 atrações locais e três nacionais

Manaus (AM)- A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Comissão Especial de Grandes Eventos (Cege), apoiará a Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam) na realização da 28ª edição da “Marcha para Jesus”, tradicional evento religioso que acontecerá no sábado (28) com o tema “Sem Mim, nada podeis fazer”.

O evento conta com 13 atrações locais e três nacionais: os cantores gospel Fernandinho e Anderson Freire, e o Quarteto Communion. Haverá interdições e desvios temporários no trânsito, de acordo com o deslocamento da marcha.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, ressalta que o evento faz parte do calendário oficial e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus.

“Em cumprimento à lei nº 889, de 17 de outubro de 2005, estamos apoiando o evento com artistas nacionais e locais, que vão compor a programação, além de apoio no planejamento estratégico da Cege, que dentro da matriz de responsabilidade de cada secretaria, na transversalidade, está operacionalizando o evento durante todo o trajeto”, informou Alonso.

De acordo com o pastor Valdiberto Rocha, presidente da Omeam, o tema desta edição propõe uma reflexão à sociedade em relação ao momento difícil atravessado pela humanidade.

“Como cristãos, reconhecemos o poderio do Criador sobre nós e sobre todas as coisas. Nos dois últimos anos perdemos vários entes queridos; o desemprego assolou muitas famílias; a fome assolou muitas vidas e, se ainda estamos de pé, é por que Ele nos permitiu. Sem Ele, não podemos nada. É importante que os cristãos tenham isso em mente”, concluiu Valdiberto.

De acordo com a Omeam, a expectativa é reunir mais de 400 mil pessoas durante todo o percurso do evento, que contará com o apoio de cinco trios elétricos. O horário de concentração previsto é 12h, na praça da Saudade, localizada na rua Ferreira Pena, Centro. A partir das 15h, começa a caminhada e segue até o sambódromo, na zona Centro-Oeste.

Atrações

Na chegada ao sambódromo, o tenor Miquéias William conduzirá o momento cívico que abre a cerimônia de congraçamento entre as igrejas que compõem a Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas. A artista manauara Izabelle Ribeiro, finalista do The Voice Kids 2021; o pastor Fernandinho; o cantor gospel Anderson Freire e o Quarteto Communion são os grandes nomes que compõem o line-up do maior evento gospel a céu aberto do mundo.

Mobilidade

As interdições temporárias das vias serão realizadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), de acordo com o deslocamento da marcha, na rua Ferreira Pena, avenidas Ayrão, Constantino Nery e Pedro Teixeira.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, esclarece que o trânsito será liberado após a passagem dos fiéis. “Para organizar, 130 agentes do IMMU estarão posicionados monitorando o trânsito nos principais cruzamentos das vias incluídas no trajeto, além do acompanhamento, em tempo real, que será realizado pela superintendência da Prefeitura de Manaus, que atua no monitoramento e gestão de crises da cidade, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC)”, enfatizou Martins.

Itinerários alterados

Linhas de ônibus que circulam nas avenidas Constantino Nery, no sentido Centro/bairro, na Pedro Teixeira, em frente ao sambódromo, e rua Ferreira Pena, próximo à praça da Saudade, no Centro, terão os itinerários alterados no sábado, 28/5, durante a passagem da marcha.

No planejamento operacional elaborado pela Prefeitura de Manaus, os ônibus deverão seguir por rotas alternativas conforme o andamento da marcha.

Inicialmente, no sentido bairro/Centro da avenida Constantino Nery não haverá nenhuma alteração na operação das linhas. A partir de 12h, 43 fiscais de transporte do IMMU ficarão posicionados nas vias a serem interditadas, para orientar os motoristas dos coletivos sobre os desvios de itinerário e os usuários que estiverem nos pontos de parada.

Veja como fica o trânsito e o fluxo de veículos no horário da Marcha para Jesus:

Os veículos que trafegam na Leonardo Malcher não poderão acessar a Constantino Nery. Devem seguir pela Getúlio Vargas e Djalma Batista.

Os veículos que circulam pela Japurá, sentido Praça 14/Centro, converterão à esquerda em direção à avenida Tarumã.

Após a marcha percorrer a avenida Ayrão e acessar a Constantino Nery, a circulação de veículos será liberada na Ferreira Pena, para acessar a Álvaro Maia.

A avenida Constantino Nery ficará interditada no sentido Centro/bairro, da avenida Álvaro Maia até o cruzamento com a avenida Pedro Teixeira, de acordo com a passagem da marcha.

Os veículos que trafegam na travessa Artur Bernardes, vindos da zona Oeste, serão desviados para a Constantino Nery, sentido Centro. Caso necessário, o desvio será prolongado para a rua Emília Ruas, no São Jorge.

Os veículos e coletivos que trafegam na João Valério serão desviados para a Djalma Batista.

O fluxo da Pedro Teixeira, sentido bairro/Centro, será desviado à esquerda para a avenida do Samba, acessando a Lóris Cordovil à direita.

Os veículos que trafegam no sentido avenida Torquato Tapajós para  a Constantino Nery, devem seguir pela Djalma Batista.

A avenida Lóris Cordovil terá duplo sentido de circulação.

Os coletivos que utilizam o T1 e a avenida Constantino Nery seguirão pela Getúlio Vargas, Joaquim Nabuco e Djalma Batista. As linhas da zona Oeste deverão adentrar a Joaquim Gonzaga Pinheiro (praça Santos Dumont) e avenida Álvaro Maia.

Segurança

Haverá uma base integrada das Forças de Segurança, no sambódromo, para monitoramento, gestão de crises e registro de Boletins de Ocorrência (BOs) que envolvam perda ou extravio de documentos e, também, a realização de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), para casos de crimes de menor potencial ofensivo. 

O evento terá acompanhamento em tempo real, por meio das câmeras de vigilância do CCC da Prefeitura de Manaus e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do governo do Amazonas.

Histórico da marcha

A Marcha para Jesus, realizada desde 1994, maior evento cristão a céu aberto do mundo, é uma iniciativa pacífica que reúne igrejas evangélicas de Manaus e é aberta à participação de toda a população.

Faz parte do calendário oficial da cidade de Manaus desde outubro de 2005, quando a Lei nº 889 foi sancionada. O evento acontece em todo o território nacional e em países como Argentina, Canadá, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Japão, Moçambique, Rússia, entre outros.

Foto – Divulgação / Arquivo Manauscult

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Programação do fim de semana reúne show de rock em Manaus

Amazonas Band apresenta show no Teatro Da Instalação

SESC AM lança edição Curumim para show de talentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.