×
LEITE MATERNO

Maternidade Balbina Mestrinho arrecada 117 frascos para armazenar leite materno

A campanha de doação de frascos para armazenamento de leite materno teve início no de 9 de maio

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

Manaus (AM)- Durante campanha feita por 10 dias, a Maternidade Balbina Mestrinho arrecadou 117 frascos para armazenamento de leite materno.

A ação foi feita por meio do Banco de Leite Humano (BLH) Fesinha Anzoategui e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) que neste mês intensifica ações de incentivo à doação de leite materno para recém-nascidos da capital e de municípios do interior do estado.

De acordo com o coordenador do BLH Fesinha Anzoategui, Fabrício Rolim, a campanha foi um sucesso e vai ser fundamental para garantir a suplementação do leite materno, por ter sido possível a reposição do estoque de frascos que estava muito baixo.

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

“Estávamos com o estoque de frascos muito baixo. De janeiro a abril deste ano, nosso banco de leite recebeu doações de 71 frascos, número abaixo do mesmo período do ano passado, quando a unidade recebeu 476 recipientes. Agora estamos muito contentes com o resultado da campanha”, destacou.

No período de janeiro e abril deste ano, o Banco de Leite recebeu doações de 71 frascos, número muito baixo em relação ao mesmo período do ano passado, em que a unidade recebeu 476 recipientes. A queda na doação aconteceu nos três bancos de leite do estado.

A campanha de doação de frascos para armazenamento de leite materno teve início no de 09 de maio e destaca que, além da doação do líquido produzido em excesso por algumas mães, a doação dos frascos é de suma importância para o armazenamento adequado do leite.

Como doar

A doação dos frascos ocorre ao longo de todo o ano e pode ser feita diretamente nos bancos de leite ou com o doador solicitando a retirada dos recipientes em sua residência. A coleta domiciliar é realizada quando o doador possui determinado número de frascos.

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

Os recipientes doados devem ser de vidro, com tampa de plástico e capacidade de armazenamento de 300 a 500 mililitros. Além do armazenamento, os frascos são utilizados para pasteurização e distribuição do leite seguindo as normas de segurança dos órgãos de vigilância sanitária.

Os potes podem ser doados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no BLH Fesinha Anzoategui, no bairro Praça 14, zona sul de Manaus; no BLH da Maternidade Ana Braga, bairro São José, zona leste; e no BLH Galileia na Maternidade Azilda Marreiro, na Cidade Nova, zona norte.

A partir deste mês o BLH Ana Braga passou a contar também com um novo posto para coleta de frascos no condomínio Alphaville Manaus 4, no bairro Ponta Negra, zona oeste da capital.

Doação

Toda mãe com excedente na produção de leite é uma potencial doadora. De janeiro a abril deste ano, 310 mães fizeram doação para os três BLH. Para doar, basta entrar em contato com qualquer um dos BLH e obter todas as orientações.

Leite materno

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e crianças com até dois anos.

O leite humano coletado é utilizado para a alimentação de bebês internados e que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Por meio do leite materno, a criança tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarréias e alergias.

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

No Amazonas, 17 mil produtores fizeram Cadastro Ambiental Rural

Adaf participa de implantação de Grupo de Trabalho em Apuí

Com segurança reforçada, operação Arena 37 encerra sem intercorrências

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *