×
CASO DE SARAMPO

Amazonas registra primeiro caso de sarampo desde 2020, aponta SES

Trata-se de uma criança de um ano de idade, sem histórico da aplicação da primeira dose de vacina de tríplice viral

Foto: Maira Pessoa/FVS-RCP

Manaus (AM) – O primeiro caso de sarampo do Amazonas, desde 2020, foi confirmado nesta quarta-feira (25) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM). O caso foi registrado no município de Manacapuru (distante a 101 quilômetros de Manaus).

Conforme a FVS-RCP, trata-se de uma criança de um ano de idade, sem histórico da aplicação da primeira dose de vacina de tríplice viral, residente da área rural do município. A criança está estável, sem complicações, em tratamento ambulatorial e isolamento social.

Técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP foram deslocados para o município, com objetivo de apoiar a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru (Semsa/Manacapuru) nas ações de contenção e controle da doença, por meio de busca ativa de novos casos suspeitos e bloqueio vacinal.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Dr. Anoar Samad, é preciso reforçar que os pais devem levar as crianças para tomarem a vacina tríplice viral, bem como os profissionais de saúde também, pois é a única forma de evitar que a doença se propague.

“O sarampo é uma doença potencialmente grave e ao mesmo tempo prevenível, então é dever de todos impedir que tenhamos um novo surto. A rede de vigilância está atenta para identificar possíveis casos suspeitos e providenciar as medidas cabíveis de forma célere”,

declarou Anoar Samad.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que a doença é infectocontagiosa e pode ser evitada por meio da imunização contra sarampo disponível na rede de saúde.

“Hoje, em plena campanha nacional de vacinação contra a doença, é baixa a adesão da cobertura vacinal pela população, o que possibilita registro de casos. O sarampo pode ser evitado por meio da imunização disponível de forma gratuita na rede de saúde”, avalia a Tatyana.

Monitoramento

Para a identificação de casos suspeitos e confirmados da doença, a FVS-RCP enfatizou o fortalecimento da Vigilância Epidemiológica, em especial a do sarampo, por meio da 06/2022 nota técnica emitida em março. Além disso, o órgão visa o favorecimento da tomada de medidas em tempo hábil por parte dos gestores municipais e estaduais de saúde.

A equipe epidemiológica da Semsa/Manacapuru identificou o caso suspeito, notificando de forma imediata à FVS-RCP que confirmou o primeiro caso do estado e comunicou ao Ministério da Saúde.

Campanha contra o Sarampo

Está disponível, desde o dia 4 de abril, por segmento, a campanha de vacinação contra o sarampo. A estratégia está na segunda etapa que se iniciou em 3 de maio e segue até 3 de junho, contemplando crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Tireoide: endocrinologista destaca importância da glândula para equilíbrio do corpo

Pacientes são convocados para exames de cateterismo no Francisca Mendes

Enxaqueca requer tratamento médico, alerta neurologista

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *