Manaus (AM)- A companhia de dança amazonense Arte Sem Fronteiras confirmou presença no Festival de Dança de Joinville (SC), considerado um dos maiores eventos artísticos da América Latina, será realizado de 19 a 30 de julho.
Em 2022, o grupo vai apresentar seis coreografias, cinco assinadas pelo produtor Wilson Júnior e uma pelo coreógrafo Rafael Fabrício, professor de danças urbanas.
Com isso, a Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras irá participar do festival pelo quarto ano consecutivo. As coreografias serão apresentadas nos palcos abertos do evento. Wilson ressaltou que essa nova etapa é muito importante para a companhia.
“O processo criativo das coreografias foi um trabalho árduo, mas toda equipe trabalhou com muita seriedade e união. A gente não irá participar das mostras competitivas, contudo, somente pelo fato de levar o nome do Amazonas em um festival da grandeza como o Festival de Dança de Joinville, e passar por um longo processo seletivo com 4.100,00 coreografias é uma grande satisfação”, ressaltou.
A coreografia ‘Lamento de Raça’ está entre as coreografias selecionadas pelo júri do Festival de Dança de Joinville. Ela foi elaborada por Rafael Fabrício e executada pelo próprio artista, ao som da toada que carrega o mesmo nome, considerada um clássico do Boi Bumbá Garantido e do Festival Folclórico de Parintins, de autoria do compositor Emerson Maia (In Memorian).
“Nós seguimos focados e acredito em nosso fazer artístico. Eu tenho certeza que cada bailarino vai aproveitar cada momento nesse evento fenomenal”, conclui Wilson.
Trajetória
Fundada em 2008, a Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras conquistou respeito e seu espaço no universo da dança ao longo dos anos. Em 2021, o grupo conquistou o segundo lugar da categoria Duo Sênior – Danças Populares no Festival de Dança de Joinville, participou do Toronto Brazil Fest evento on-line – Canadá, Festival da Cultura Brasileira na Austria e vários programas de TV como Band Folia, seguindo por todos os programas da TV.
Já trabalhou ao lado de artistas como Klinger Araújo (In Memorian), Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Zezinho Corrêa (In Memorian) e James Rios.
Confira a lista de coreografias que serão apresentadas no festival:
– Santeira de Papa Legba (Sênior)
– Nor (Júnior)
– Sete Flechas (Sênior)
– Lamento de Raça (Sênior)
– Caribe Somos (Sênior)
– Serpente Dinahí (Sênior)
*Com informações da assessoria
Fotos: Dheyson Lima/Arte Sem Fronteiras e Divulgação
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Crianças ribeirinhas assistirão ópera no Teatro Amazonas
Manaus recebe primeira edição do Studio K-Pop
Teatro Amazonas recebe concerto
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱