Brasília (DF) – O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma ação civil pública com pedido de liminar que pretende restringir a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na prática, a União não poderia autorizar operações da instituição junto a outros orgãos de segurança pública fora de rodovias e estradas federais.
“O MPF pede que a participação da PRF seja proibida em locais de operações conjuntas planejadas e realizadas dentro de comunidades e no perímetro urbano até o julgamento da ação ajuizada”
, explica o MPF, em nota.
A pena sugerida em caso de descumprimento é de R$ 1 milhão, por atuar em desconformidade.
A ação vem depois de três atuações polêmicas da PRF nos últimos dias. A primeira, na Vila Cruzeiro, resultou em 23 mortes, uma das operações mais letais da história do Rio de Janeiro.
Policiais da instituição também abordaram Genivaldo de Jesus Santos em uma “câmara de gás” improvisada na viatura. O homem morreu logo após o procedimento.
*Com informações do Metrópoles
Leia mais:
Caso Miguel: Sari Corte Real é condenada a 8 anos e 6 meses de prisão
Canadá descriminalizará drogas pesadas em projeto piloto
Chega a 100 o número de mortos por causa das chuvas em Pernambuco
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱