×
Ásia

Explosão em depósito de Bangladesh mata 49 pessoas e deixa 300 feridos

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, conforme informações das autoridades locais

Bombeiros carregam corpo após um grande incêndio em um depósito de contêineres em Sitakunda, perto da cidade portuária de Chittagong, Bangladesh - Foto: Reuters

Dhaka (Bangladesh) – Uma forte explosão, causada por um incêndio em um depósito de contêineres em Dhaka, capital de Bangladesh, vitimou 49 pessoas, segundo a agência de notícias Associated Press. Os serviços de emergência atuam para tentar apagar as chamas e resgatar vítimas. O número de feridos já ultrapassou mais de 300 pessoas.

As explosões destruíram janelas de prédios próximos e foram sentidas a até 4 quilômetros de distância, disseram autoridades e relatos da mídia local.

Pelo menos cinco bombeiros estavam entre os mortos, de acordo com o Brig. Gen. Principal Jamil Uddin Ahmad, CEO do Serviço de bombeiros e defesa civil de Bangladesh. Outros 15 bombeiros estavam sendo tratados por queimaduras, afirmou.

Várias rodadas de explosões ocorreram após a explosão inicial como o fogo continuou a se espalhar, disse Uddin. Especialistas em explosivos de militares de Bangladesh foram chamados para ajudar os bombeiros.

Muitos dos feridos sofreram cortes nos membros e ao menos três pessoas com mais de 65% de queimaduras no corpo foram levadas para um hospital militar.

O incêndio começou por volta das 21h20 do sábado no serviço de contêineres BM Inland Container Depot, uma empresa holandesa Joint Venture Bangladesh, localizado na zona de Sitakunda, em Chittagong, a cerca de 20 km do maior porto marítimo de Bangladesh.

“Não temos certeza de como isso começou, pode ter sido devido a um ato de sabotagem”, relatou à Agência EFE o diretor do BM, Muzibur Rahman, que acrescentou que no momento da explosão havia dentro do armazém cerca de 250 trabalhadores.

O chefe do Serviço de Bombeiros de Chittagong, Anisur Rahman, explicou à EFE que quando as chamas começaram a se espalhar “alguns contêineres começaram a explodir. Nós enfrentamos 16 unidades, mas ainda não conseguimos controlar o fogo”.

Alguns desses recipientes “tinham produtos químicos altamente inflamável”, e alguns deles ainda estão sendo explorado, concluiu.

O porta-voz da Associação de Contêineres Interiores de Bangladesh (BICA), Ruhul Amin Sikder, disse à EFE que alguns recipientes armazenaram peróxido de hidrogênio. “Depois do incêndio, alguns recipientes com peróxido de hidrogênio”, então “a magnitude da explosão não é menor do que a que vimos em Beirute, no Líbano, há alguns anos”, disse.

Atualmente, o país asiático possui 19 depósitos de contêineres privados e quatro deles estão localizados em Sitakunda. Incêndios e acidentes industriais são comuns em Bangladesh, um país com poucas medidas de segurança e no qual geralmente há um grande número de vítimas.

Em 2019, um incêndio em uma fábrica de produtos químicos na capital de Bangladesh matou 70 pessoas e feriu outras 55. Sete anos antes, pelo menos 119 pessoas morreram em um incêndio em uma fábrica de roupas no país asiático. 

* Com informações da EFE, AP e Terra

Leia mais:

Incêndio destrói casa de madeira no bairro Compensa

Explosão em hotel de Cuba deixa ao menos 8 mortos

Incêndio atinge fábrica de papel em Manaus; veja vídeos

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *