×
OFICINA

Otoni Mesquita ensina técnicas de gravuras durante oficina em Manaus

Atividade acontece nesta sexta-feira (10), com acesso gratuito

Otoni Mesquita
A oficina é destinada a estudantes do segmento das artes, apreciadores e ao público em geral. - Divulgação

Manaus (AM) – Técnicas introdutórias de frotagem, monotipia até impressão de imagens a partir de matrizes de gravuras estão entre os conteúdos que vão ser abordados na “Oficina Experimentando a Gravura com Otoni Mesquita”.

A atividade acontece nesta sexta-feira (10), das 14h às 17h, no Palacete Provincial, localizado na praça Heliodoro Balbi, no Centro, como parte da mostra “Fayga Ostrower: do figurativo ao abstrato”, que segue em cartaz no local até o mês de agosto.

Destinado a estudantes do segmento das artes, apreciadores e ao público em geral, a iniciativa tem capacidade para 20 pessoas.

O acesso é gratuito, mediante credenciamento disponível no link https://bit.ly/3NX6BYj. É recomendado o uso de jaleco ou avental, devido ao manuseio com tintas.

Com a realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a “Oficina Experimentando a Gravura com Otoni Mesquita” é mais uma ação de incentivo à cultura e às artes, priorizada pelo governador Wilson Lima.

Quando conseguimos aproximar o público de artistas, encontramos inúmeras vantagens que vão desde compartilhar conhecimentos, técnicas até o despertar de talentos de uma geração que tem a criatividade a seu favor”, acrescenta Marcos Apolo Muniz, titular da pasta.

Segundo Otoni, a oficina traz identidade com a exposição da artista polonesa Fayga, que revela composições ousadas, geralmente gravadas com diferentes materiais.

É uma tentativa de resgatar um pouco mais das técnicas de gravuras e fazer com que pessoas se interessem e ampliem suas possibilidades nas criações artísticas”, afirma o artista plástico.

Conteúdo

Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O encontro vai apresentar um conteúdo de abordagem que, segundo Otoni, “permitirá que o público dialogue com técnicas básicas de reproduzir imagens”.

A primeira técnica será a frotagem, que capta desenhos e texturas de uma determinada superfície, passando pela monotipia até chegar à impressão de gravuras, fazendo uso de tinta guache e acrílica”, adianta.

Sobre o artista

Otoni Mesquita, amazonense, nascido em Autazes, acumula diversos títulos, entre mestrados e doutorados, e atua como artista plástico desde 1975.

Otoni é pesquisador de técnicas materiais e artísticas e já participou de mais de uma centena de exposições coletivas, mais de vinte participações individuais, participações em salões nacionais e livros publicados: Manaus: história e arquitetura (1669-1915), Mercado Adolpho Lisboa: história e arquitetura e “La Belle Vitrine: Manaus em dois tempos (1890/1900)”.

*Com informações da Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Exposição ‘Fayga Ostrower: do figurativo ao abstrato’ é destaque no Palacete Provincial

Cinco obras modernistas estão disponíveis para visita na Pinacoteca do Amazonas

Primeira Feira de Artesanato Indígena movimenta Palacete Provincial

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *