×
Posse

Auditora amazonense é eleita presidente de instituição internacional

A auditora se tornou a primeira amazonense a ocupar o nível mais alto da Comissão Internacional de Meio Ambiente

Jeroniza Albuquerque
Comissão da Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica - FIFCJ

Manaus (AM) – Jeroniza Albuquerque foi eleita Presidente da Comissão Internacional de Meio Ambiente, durante o Congresso da Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica – (FIFCJ). A solenidade aconteceu em Angola, no dia 24 de maio. A auditora se tornou a primeira amazonense a ocupar o nível mais alto da pasta, cuja prerrogativa possui caráter consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

Da esquerda para a direita, Jeroniza Albuquerque é a segunda. Foto: Arquivo pessoal

Histórico

Jerozina faz parte da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, fundada em 1985, em Belo Horizonte. A entidade é uma organização não-governamental, sem fins-lucrativos, cujo objetivo é enaltecer e empoderar as mulheres em todas as suas formas de atuação, na luta pela igualdade de gênero.

Desde 1987, Jeroniza Albuquerque faz parte desse movimento, juntamente com mulheres provindas de cargos e ocupações jurídicas.

Jeroniza Albuquerque palestrando sobre o livro, no Congresso Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica, em Angola. Foto: Arquivo pessoal

No ano de 2009, ela foi eleita presidente da Comissão de Meio Ambiente e está neste posto desde então.

A ABMCJ é membro integrante da Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica, fundada em 1928, na França, visando lutar pela erradicação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e promover os direitos humanos.

Jeroniza estudou como aluna interna do Instituto Benjamin Constant e Colégio Normal Ajuricaba. Graduou-se pela Universidade Federal do Amazonas e especializou-se em Direito Tributário, além da graduação em Docência. A amazonense atuou como advogada até ser convocada, por concurso público, ao cargo de Auditora Fiscal de Tributos Estaduais em 1981, e Julgadora de 1ª Instância na Auditoria Tributária da Sefaz-AM.

A auditora foi pioneira, como mulher, a presidir a Associação dos Auditores Fiscais do Amazonas (Affeam), além de coordenar a Corrida da Mulher Amazônica.

Em 2022, Jeroniza, que também é escritora, publicou o livro ‘O Aquecimento Global e a sua Influência na Amazônia‘, onde mostra que além do lixo e da poluição da água, a poluição dos gases também é um problema para o mundo, principalmente para os ribeirinhos (mulheres e crianças), que vivem em situação hostil.

O livro ‘O Aquecimento Global e sua Influência na Amazônia’. Foto: Arquivo pessoal

Leia mais:

De olho na reeleição, Bolsonaro propõe pacote de medidas para reduzir preço dos combustíveis

Suspeito de envolvimento no desaparecimento de indigenista e jornalista inglês é preso no AM

Desmatamento na Amazônia impacta diretamente o clima no planeta, dizem pesquisadores

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *