Brasília (DF) – O investimento na vacinação em massa, contra a covid-19, no Brasil, trouxe um retorno de R$ 200 bilhões à economia do país, no ano passado. Isso é o que mostra o estudo sobre o impacto socioeconômico das vacinas durante a pandemia, encomendado pela farmacêutica Pfizer, e divulgado nesta quarta-feira (8).
Durante evento online, o pesquisador e professor da Fundação Getúlio Vargas, Gesner Oliveira, destacou que no país menos de10% das verbas destinadas ao combate à pandemia foram para a vacinação. Mesmo assim, trouxe um retorno importante e deve estar no topo da prioridade das políticas públicas.
Outro ponto destacado pelo pesquisador é que, apesar das mais de 600 mil vidas perdidas, nos primeiros quatro meses de 2021, 500 mortes foram evitadas, por dia, em todo o Brasil, devido à vacinação em massa. Nos quatro meses seguintes, o número de vidas salvas foi de 600 por dia.
Também presente no evento, a vice presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Ballalai, destacou a importância da busca ativa nos municípios, e de preparar os profissionais, investir melhor nas campanhas de comunicação e incentivar, também, a imunização contra outras doenças.
A especialista ainda defendeu que o Brasil pode investir na vacinação nas escolas, como forma de aumentar a taxa de imunização. Para isso, ela sugere uma integração entre os ministérios da Saúde e da Educação.
O levantamento encomendado pela Pfizer mostra ainda que é preciso investir em mais vacinação para a população abaixo dos 19 anos. E, além disso, combater a desinformação e as desinformações que impactam negativamente no número de crianças de 5 a 11 anos, que não foram imunizadas.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Economia global crescerá 5 vezes mais que brasileira em 2022, diz OCDE
Do total de endividados, 22,2% têm 50% da renda comprometida, diz aponta pesquisa
Suframa marca presença no maior evento de investimentos estrangeiros da América Latina
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱