×
Feriado e fim de semana

Mais de 60 mil pessoas devem sair de Manaus para Parintins neste fim de semana

A Operação 'Parintins para Todos' acontece de hoje a 27 de junho, sendo direcionada somente às embarcações

Manaus (AM)- A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) iniciou, nesta quinta-feira (16), as operações Viagem Segura – Feriado de Corpus Christi e Parintins Para Todos.

De hoje a 27 de junho, o Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Agência projeta que mais de 60 mil pessoas devem ir de Manaus para a Ilha Tupinambarana, em cerca de 300 embarcações.

O levantamento foi feito com base nos dados disponibilizados pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), da Marinha do Brasil.

A Operação Parintins para Todos acontece de hoje a 27 de junho, sendo direcionada somente às embarcações que seguem para Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). No período, o quantitativo de pessoas no município aumenta em decorrência do Festival Folclórico do município, a ser realizado de 24 a 26 deste mês.

Seguindo orientação do governador Wilson Lima, o diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, destaca que tanto o Corpus Christi quanto o Festival Folclórico de Parintins têm um público expressivo.

“Em Parintins, a partir do dia 21, aproveitaremos a oportunidade para fazer um levantamento de informações e colher as opiniões dos usuários do serviço, sobre as necessidades de melhorias, os problemas constatados, para que possamos finalizar o nosso processo de regulamentação do transporte intermunicipal aquaviário”, adiantou o gestor.

Parintins Para Todos

A operação Parintins Para Todos ocorre na capital (de hoje a 27) e no município dos bumbás Garantido e Caprichoso (de 21 a 27). Em ambas as cidades, o foco dos servidores é impedir que ocorra a superlotação.

Como a Arsepam trabalha na finalização da regulamentação da Lei Estadual n° 5.604/2021, que dispõe sobre o Serviço Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas do Amazonas (SPTHI), caso seja constatada a superlotação de algum barco, a Marinha do Brasil será acionada para tomada das medidas cabíveis.

Além da Marinha, a Agência Reguladora do Amazonas conta com o apoio da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) e da Prefeitura de Parintins.

*Com informações da assessoria

FOTOS: Rafael Seixas/Arsepam

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Mais de 20 mil pessoas devem sair de Manaus neste fim de semana

Pontes são instaladas na Praça do Relógio por conta de enchente

Acidentes por animais peçonhentos tem redução no Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *