×
AÇÃO

Manaus recebe mais uma etapa da operação ‘Orla + Segura’ no Centro

O objetivo foi promover um novo choque de ordem naquela área da cidade

Mais de 140 servidores públicos participaram da ação.

Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com o apoio de secretarias parceiras, realizou na manhã desta terça-feira, 15/2, mais um desdobramento da operação “Orla + Segura”, determinada pela Prefeitura de Manaus.

A ação integrada teve início ainda na madrugada, na orla da avenida Lourenço Braga e entorno, no Centro de Manaus.

Por que um choque de ordem no centro?

O objetivo, de acordo com a Prefeitura de Manaus, foi promover um novo choque de ordem naquela área da cidade, evitando a atuação e o retorno de ambulantes ilegais, a obstrução de calçadas ou instalação de estruturas irregulares na orla no entorno das feiras Manaus Moderna e da Banana, do mercado Adolpho Lisboa e do comércio local.

Estamos na orla da Manaus Moderna para continuar a operação ‘Orla + Segura’, e, para isso, temos uma força-tarefa da Prefeitura de Manaus e o apoio da Polícia Militar. Continuamos um serviço que começamos em outubro o ano passado e agora iremos fazer a manutenção disso. Os feirantes nos pedem, nos demandam, os clientes também, e agora chegou a hora dessa manutenção na orla da Manaus Moderna, cumprindo uma determinação do prefeito David Almeida, que é colocar ordem nas feiras da cidade de Manaus e entorno“, destacou o secretário da Semacc, Renato Júnior.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Claudionei Barbosa, a realização dessas ações de forma constante é necessária, a fim de garantir o pleno funcionamento dos espaços públicos e a segurança da população.

A gente percebe que se não tiver constantemente atuando, marcando essa presença, em vários pontos da cidade, acaba que o pessoal vai novamente relaxando, colocando coisas onde não deve colocar e isso vai complicando o trânsito que era para estar de uma maneira mais fluente, especialmente aqui na orla”, destacou o comandante.

Mais de 140 servidores públicos participaram da ação, que atuou, ainda, com três caminhões e duas caçambas, para a remoção de lixo e entulhos.

Lojistas foram orientados a retirar mercadorias que estavam obstruindo as calçadas e os servidores também realizaram ação educativa no comércio de toda a avenida Lourenço Braga e entorno, fazendo cumprir o que garante o Código de Posturas do município.

Somos cinco servidores do Implurb atuando nessa ação, representando a fiscalização de obras e posturas da cidade de Manaus, a convite do secretário da Semacc, Renato Júnior, no intuito de desobstruir os passeios públicos dentro do regime que o instituto possui no exercício do poder de polícia, caso necessário”, explicou a chefe da Divisão de Controle do Implurb, Maria Aparecida Flores.

A operação “Orla + Segura” atende a reivindicação de permissionários das feiras Manaus Moderna e da Banana e do mercado municipal Adolpho Lisboa.

Além de promover a retirada de mais de 800 ambulantes irregulares da área, a avenida Lourenço Braga ganhou o alargamento da pista em cerca de quatro metros, melhorando o fluxo de veículos nas proximidades da feira da Banana, com calçadas novas, iluminação de LED em toda a via, limpeza e paisagismo, remoção de entulho, novo guarda-corpo e novas escadas de acesso à orla.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Operação ‘Volta às Aulas’ é realizada pela Prefeitura até o dia 25 deste mês

Governador do AM entrega equipamentos para segurança no AM

Faixas de pedestres em escolas de Manaus recebem revitalização

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *