×
IMUNIZAÇÃO

Manaus inicia aplicação da 4ª dose contra Covid no público de 40 anos e mais

Para ter acesso ao imunizante, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação

Vacina Manaus
A vacina deve ser tomada por todos os que receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. - Camila Batista / Semsa

Manaus (AM) – Será ampliado em Manaus, a partir desta terça-feira (21), o segundo reforço (quarta dose) da vacina contra a Covid-19 para o público de 40 anos ou mais. A vacina deve ser tomada por todos os que receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

O avanço na campanha segue orientação do Ministério da Saúde descrita em Nota Técnica divulgada na última segunda-feira.

A quarta dose está disponível nos pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e, para ter acesso ao imunizante, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, recomenda que a população que se enquadra nos critérios exigidos para a quarta dose procure os pontos de vacinação o quanto antes.

De acordo com o Sistema Municipal de Vacinação (SMV), 332.790 pessoas já podem receber a nova dose de reforço em Manaus.

As doses de reforço têm o objetivo de manter a proteção individual e coletiva contra o coronavírus e foram adotadas porque a eficácia dos imunizantes começa a ser reduzida entre quatro a seis meses após a aplicação da dose”, explica o secretário.

Janssen

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que mesmo as pessoas vacinadas com a vacina da marca Janssen devem seguir, a partir de agora, o esquema de reforço adotado para os demais imunizantes.

Quem recebeu a segunda dose que, neste caso, corresponde à primeira dose de reforço, e tem mais 18 anos ou mais também deve procurar os pontos de vacinação para receber a terceira dose, no intervalo mínimo de quatro meses.

Depois disso, respeitando o mesmo intervalo, as pessoas vacinadas com a terceira dose, que estejam na faixa etária autorizada, devem tomar a quarta dose.

O Ministério da Saúde está igualando os esquemas de vacinação de todos os imunizantes disponíveis no Brasil, então o número de aplicações recomendadas para todos eles passa a ser o mesmo”, orienta.

De acordo com Isabel, os imunizantes utilizados para as doses de reforço, independentemente dos utilizados no esquema inicial, podem ser os da marca Pfizer, AstraZeneca e da própria Janssen.

A vacina CoronaVac não é recomendada como reforço e é utilizada apenas em situações especiais.

Ao longo desta semana, são 55 os locais com oferta da vacina contra Covid. A lista das unidades, com os endereços e horários de funcionamento, pode ser conferida no site da Semsa, diretamente pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19, ou nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook).

*Com informações da Prefeitura de Manaus

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Mais de 31 mil doses de vacinas foram aplicadas no “Dia D”, em Manaus

AM aplica dose de reforço contra Covid-19 para adolescentes a partir desta terça (31)

Veja a importância da dose de reforço e de completar esquema vacinal contra Covid

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *