Manacapuru (AM)- O projeto “Teatro na Rede em Manacapuru – Mentoria Criativa”, realizado pelo Teatro na Rede iniciou em abril e tem prevista sua finalização em junho, com um exercício cênico final em Manacapuru, previsto para acontecer neste domingo (26), na Praça Manoel Chicó, Parque do Ingá, às 17h em Manacapuru. A atividade é gratuita.
As cenas a serem apresentadas são “As Marias”, “A Trapa do Espelho Mágico”, “Meu Mundo” e “Sempre Há Um Jeito de Recomeçar “. Durante a atividade, cada grupo apresentará uma cena: ao final, serão três exercícios abertos ao público utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo desses meses.
“Nossa equipe é formada por profissionais de Manaus e de Manacapuru, e queremos cada vez mais estreitar esses laços”, coloca a artista Dinne Queiroz, responsável pelo projeto Teatro na Rede.
Durante quase três meses foi realizado um processo artístico, idealizado e conduzido pela artista Dinne Queiroz, voltado aos jovens da cidade de Manacapuru no intuito de formar grupos de trabalho voltados ao teatro.
O desejo nasceu na ocasião do lançamento do livro da artista, em 2020, na referida cidade. Naquele ano, houve distribuição de exemplares aos participantes e em mais 10 cidades do interior do Amazonas. Dinne ministrou também uma palestra e uma oficina de iniciação teatral.
“Percebi que havia um desejo grande de continuidade, de troca… Muitos jovens relataram que os projetos eram escassos e sentiam falta do fazer teatral enquanto movimento de grupo, para além de datas festivas na cidade. Foi aí que percebi que o Teatro na Rede, enquanto plataforma que visa integrar e proporcionar conhecimentos diversos no campo teatral, poderia se expandir enquanto ação de mentoria e exercício cênico”, comenta Dinne.
O percurso incluiu mentorias de acompanhamento com a artista que consistiu na troca de materiais diversos: encontros online, áudios, vídeos e materiais de suporte aos participantes. Além do acompanhamento, contaram também com uma oficina imersiva ministrada pelo artista Clayson Charles, voltada à atuação; uma oficina de produção conduzida pela artista Camila Maria, e direção e dramaturgia conduzida pelo artista Jean Palladino, todas presenciais.
O grupo ainda contou com ensaios acompanhados, ajuda na produção, no espaço de ensaio e ajuda de custo para os exercícios finais.
“Há músicos, artistas plásticos, atores. São pessoas dispostas ao fazer artístico e é ótimo fazer parte de um momento histórico como este. Nosso objetivo geral é fomentar nesses jovens o desejo e as ferramentas necessárias para continuar o trabalho para além deste processo, que possam levar para as suas atuações na vida”, finaliza Dinne Queiroz.
Ficha técnica
Atores e Artistas de Manacapuru:
Ana Medeiros
Maurício Santtos
Klyssia Carvalho
Lua
Maykon Bentes
Lauana Revel
Thaynara Custódio
Beatriz Custódio
Rony oliveira
Andriele Rodrigues
Tony Andrades
Luciano Ferreira
Leonara Souza
*Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Artistas indígenas movimentam turismódromo
Jeito Moleque faz show em Manaus em julho
Governo do AM lança “bumbá App”
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Foi um sucesso e um prazer em participar ❤️🙏🏻